sexta-feira, 30 de março de 2018

As Razões Principais para Imigrar

Olá amigos, eu sou o pastor Lucas Pina e eu gostaria te ter um pingo de prosa com você.

Hoje nós vamos continuar a nossa prosa sobre imigrantes e imigração

As Razões Principais para Imigrar:
Neste pingo de prosa nós vamos ver as razões principais para as pessoas deixarem o seu país e mudarem para um lugar totalmente diferente.
         1. Segurança (Religião, Política, Violência, etc.)
A primeira é a segurança. Pessoas deixam os seus países por falta de segurança. Algumas estão sendo perseguidas politicamente ou por causa da religião. Outras vivem em áreas de guerra, ou em lugares onde a violência urbana está fora do controle das autoridades. Algumas vezes elas pedem asilo, mas estes vistos são limitados, o que causa muitas pessoas virem do jeito que podem.
         2. Finanças (Emprego, Melhor Emprego, Etc.)
A segunda razão é financeira, emprego. Pessoas não conseguem trabalho, ou não conseguem um trabalho digno em seus países e assim decidem arriscar a vida num país estrangeiro. Alguns imigram não por que não têm nada, mas simplesmente porque querem mais do que tem.
         3. Família (Filhos, Pais)
A terceira razão é família. Muitos mudam de países porque algum familiar já está morando lá. Pais mudam por causa dos filhos. Filhos mudam porque os pais imigraram. Este tipo de imigração está na mira do presidente, é chamada de: “Chain Migration” (Migração em cadeia). Um membro da família trás o outro.
         4. Status e Aventura
A última razão nesta lista é a imigração por status ou aventura. Estas pessoas não sofrem nenhum dos problemas anteriores, mas podem se dar ao luxo de mudar e arriscar a viver em outro país. Elas fazem porque podem.
Você conseguiu identificar qual destas razões fez com que você mudasse do seu país?
No próximo vídeo continuaremos a falar sobre imigração e seus desafios.
Não esqueça de compartilhar este vídeo com os seus amigos e na sua rede social, e também de subscrever no meu canal: UM PINGO DE PROSA.

Um abraço.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – Ore pelas autoridades

Alguns de vocês dirão, "O que que há Lucas, não faz isto não, agora não.” Outros diriam a mesma coisa há alguns meses ou anos atrás. Isso não é o caso. Não importa quem é o líder e quem ocupa a posição de liderança. A Escritura é clara, devemos orar de uma forma regular pelos nossos líderes.
Um dos textos mais importantes sobre isso é o que Paulo escreveu a Timóteo, seu discípulo, aqui está: “I Timóteo 2:1-2 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.”
Esta é uma decisão muito pequena, mas que tem enormes consequências não só para nossas vidas pessoais, mas para a vida de uma cidade, estado e até do país. Paulo não está pedindo para Timóteo orar somente por aqueles que estão do lado da fé Cristã ou da igreja. Não, pelo contrário, Paulo está pedindo a Timóteo e a igreja para orar por um terrível líder. Seu nome era Nero Cláudio César Augusto Germânico, conhecido simplesmente como Nero.
A outra coisa que Paulo está pedindo para Timóteo é orar por e não contra as autoridades. Devemos orar pela sua vida pessoal, família, saúde e vida espiritual. Deveríamos pedir a Deus para guiá-los e ajudá-los a tomar decisões justas. Também devemos orar pela paz, pois assim o fazendo seríamos capazes de viver a nossa vida cristã sem interferência.
Quando nós oramos pelas autoridades nós reconhecemos a soberania de Deus, não só sobre os assuntos do Seu povo, mas também sobre todo o universo. Deus controla tudo e todos. Isto é o que a Bíblia tem a dizer sobre reis e imperadores: “Daniel 2:21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.” e em Provérbios temos isto: “Provérbios 21:1 Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer.”
Quando oramos por nossos líderes, reconhecemos que Deus é quem estabelece as autoridades, todas elas. Isto é o que Paulo escreveu: “Romanos 13:1 – Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.” Acreditar nisto nos ajudaria a fazer outra coisa que Pedro nos pediu para fazer, honrá-los: “1Pedro 2:17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” A palavra significa: “honrar, respeitar, dar reconhecimento devido.”
Meu amigo eu não sei de que lado você esta. Se você é um discípulo de Cristo, é sua obrigação orar pelas autoridades, todas elas, não só para aquelas que você gosta, ou estão do seu lado. As coisas em nossas cidades, estados e países, seriam diferentes se todos nós tomássemos esta pequena decisão de orar por nossos líderes.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

sexta-feira, 23 de março de 2018

Um Pingo de Prosa - Deslocamento de População

Olá amigos, eu sou o pastor Lucas Pina e eu gostaria te ter um pingo de prosa com você.

Hoje nós vamos continuar a nossa prosa sobre imigrantes e imigração.
O mundo está mudando, e mudança aqui não é apenas no aspecto de transformação, mas de deslocamento. Estamos vivendo numa época com um deslocamento de população nunca visto antes.
Assim sendo devemos entender algo muito importante sobre a nossa cultura, as pessoas estão se movendo. Temos um deslocamento de população forte. Isso é causado pela necessidade e facilidade. As pessoas precisam de melhor trabalho e uma vida melhor, e por causa disto elas mudam. Isto é mais intenso hoje porque agora temos boas estradas, bons carros, transporte acessível, e isso torna fácil para as pessoas se movimentarem.
Imigração
O primeiro tipo de deslocamento de população é a imigração. Pessoas pelas razões mencionadas acima, estão se movendo de um país para o outro, e estas mudanças em algumas áreas, como grandes centros urbanos, estão afetando bairros inteiros.
Para você ter uma ideia, esta é a previsão de como será os Estados Unidos em 2020,
EUA por cento do Total da população em 2020
Branco - 64%
Latino - 16%
Africano - 13%
Asiático - 6%
Stephen A. Rhodes em seu livro “Where the Nations Meet - The Church in a Multicultural World”, citando o trabalho de Portes e Rumbaut, dá-nos quatro categorias primárias que compõem o imigrante moderno:

1.            Trabalhadores manuais

2.            Trabalhadores qualificados e profissionais

3.            Empresários

4.            Refugiados e requerentes de asilo

Claro, o primeiro é aquele que cria mais dificuldades devido a sua situação legal, a maioria deles está em situação irregular.
Como você pode ver, todos nós que saímos do nosso país, de uma forma ou de outra, estamos em uma destas categorias.
Eu vou continuar a falar sobre isso no próximo vídeo.
Não esqueça de compartilhar este vídeo com os seus amigos e na sua rede social, e também de subscrever no meu canal: UM PINGO DE PROSA.

Um abraço.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas

quarta-feira, 21 de março de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – convide alguém para ir à igreja

“Eu pensei que você nunca me convidaria!” Isso é o que alguém que eu conheço ouviu de seu amigo de longa data, quando ele o convidou pela primeira vez, para ir à igreja. Não deveria ser grande coisa, mas infelizmente é. Nosso povo tem muita dificuldade de convidar pessoas para ir à igreja, mesmo quando é para uma ocasião especial.
Não estou falando de evangelismo. Evangelismo é quando você apresenta o evangelho para alguém. A maioria das pessoas em nossas igrejas não está pronta para isso. Mas isso não deve tornar-se uma desculpa para não convidarmos alguém para igreja. Isto é algo que todo mundo pode e deve fazer.
Há uma história no evangelho de João que ilustra muito bem a atitude que todos devemos ter. É a história de Felipe e Natanael (João 1:45-50). Jesus chamou Felipe para segui-lo, e a próxima coisa que Felipe fez foi convidar Natanael para se encontrar com Jesus. Esta história nos dá algumas ideias sobre a arte de convidar as pessoas para a igreja.
A primeira lição é sobre a decisão de fazê-lo. Precisamos entender que não estamos convidando a pessoa para mudar sua religião, para adotar a nossa teologia, ou participar de um culto cheio de mistérios. Não sabemos se Felipe conhecia Natanael ou não. Não sabemos se Natanael estava procurando o Messias ou não. Felipe só fez o convite.
A outra lição é sobre a simplicidade. Devemos manter o convite simples. É uma pequena decisão, mas pode fazer uma diferença bem grande. Você não deve complicar as coisas. Não tente explicar um monte de coisas e nem peça desculpas, só convide.
Uma lição que devemos realmente aprender com Felipe é como lidar com a resistência. Quando Natanael disse-lhe: De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” João 1:46.” Felipe não tremeu e ficou com medo de continuar a conversa, ele simplesmente disse: Vem e vê. João 1:46.” Você deve saber que você não está arriscando a sua amizade. Eles é que vão perder se não quiserem vir. Você fez a sua parte. Só tenha cuidado para não colocar demasiada pressão sobre eles, ou eles vão começar a te evitar. Eles só precisam de saber com quem falar se o Espírito tocar nos seus corações e move-los a procurar uma igreja.
Finalmente, nós devemos estar dispostos a trazê-los à igreja. Quando você convida alguém você deve estar pronto para fazer algumas mudanças em seu comportamento normal e tradicional. Se você oferecer para pegá-los, chegar mais cedo. Apresentá-los aos outros membros da igreja. Se tiverem filhos oferecer para ir com eles para a área infantil. Sente-se com eles. Se eles não estão acostumados com o tipo de culto que a Igreja oferece, explique as partes do culto. Estas são apenas algumas atitudes pequenas que podem tornar a visita deles à igreja agradável.
Finalmente, não subestime o poder do Espírito Santo. Felipe só convidou e levou Natanael onde Jesus estava. Jesus e o Espírito Santo fizeram o resto. Você provavelmente sabe que Natanael tornou-se um dos doze discípulos de Jesus. Nós nunca sabemos o que pode acontecer e quem terão suas vidas transformadas, e nós também nunca saberemos quando o Espírito irá tocar no coração de alguém e transformá-lo para sempre. Simplesmente convide alguém para ir à igreja!
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas