sábado, 28 de dezembro de 2024

Contando as bênçãos, fazendo o balanço do ano que finda

Durante um tempo na minha adolescência, eu trabalhei para o meu pai no seu escritório de contabilidade. Na maioria do tempo eu ajudava os outros empregados, mas o que eu mais gostava de fazer era coletar recibos e notas fiscais dos clientes.

Meu pai me deu uma bicicleta monareta, usada, é claro, e com ela eu rodava a cidade visitando os clientes do meu pai.

Uma das coisas que eu lembro bem era que no fim do ano nós nos concentrávamos no balanço final de todos os clientes. Era muito trabalho, pois tínhamos que fechar todas as contas para as declarações do ano seguinte. Entradas e saídas tinham que bater.

Algumas vezes, eu tinha que voltar nos clientes para pegar algum recibo ou nota que ele tinha esquecido de me dar. Era uma loucura aqueles dias.

Fim de Ano, é assim mesmo, todos nós querendo ou não damos uma olhada para trás, para ver como o ano foi, ou como nós fomos durante esse ano. Lembramos dos eventos, das dificuldades enfrentadas, das vitórias conquistadas, e infelizmente das coisas pendentes, que não foram resolvidas.

Tem um versículo da Bíblia que diz o seguinte:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12”

Essa é uma oração de Moisés, um dos homens mais sábios e importantes da história. Do alto da sua sabedoria, ele pede a Deus para ensina-lo a contar, avaliar os seus dias.

É importante notar que mesmo em idade avançada, Moisés ainda quer aprender. Deixando claro para todos nós que devemos sempre ter um desejo de aprender em toda a nossa vida. Por mais experiente que sejamos, nós precisamos aceitar a dura realidade de que não sabemos tudo.

Outra lição que aprendemos com Moisés é o desejo de contar de avaliar os nossos dias. Precisamos entender os nossos dias, considerar a nossa vida, nosso progresso, e nossas fraquezas. Deveríamos fazer sempre, mas infelizmente deixamos para o fim do ano. Precisamos avaliar nossa vida como um todo, financeira, mental, emocional, familiar, e principalmente espiritual.

Moisés nos diz que quando fizermos isso, alcançaremos um coração sábio. Esse é o objetivo de aprendermos a contar os nossos dias, ter um coração sábio. Sabedoria é cumulativa. Pouco a pouco, através da nossa experiência, avaliação da nossa vida, e principalmente do estudo e aplicação das Escrituras, vamos progredir na nossa jornada.

Finalmente, não podemos negligenciar, de que este pedido é uma oração. Isso significa que Deus tem que estar presente nesse processo de avaliação da nossa vida. Devemos olhar para trás não somente com os nossos olhos, mas principalmente com os olhos do nosso Deus. Ele nos ajudará a ver onde falhamos, onde fomos bem-sucedidos, e o que precisamos fazer para crescer.

Meu irmão e irmão, que neste fim de ano a sua sincera oração seja espelhada nesse pedido de Moisés.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas Pina 

sábado, 21 de dezembro de 2024

O Testemunho de João

Neste dia especial teremos o testemunho de um dos mais importantes apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é João, o Apóstolo. Ele compartilhará conosco seu testemunho sobre seu Evangelho.

“Feliz Natal a todos! Sinto-me feliz por ter esta oportunidade de compartilhar meu testemunho com vocês.

A maioria de vocês já me conhece e minha história. Mas tenho tantas coisas para compartilhar com vocês sobre minha vida com Jesus e o Evangelho que escrevi que acredito que teria que escrever outro livro. Estou brincando.

É maravilhoso separar um tempo durante o ano para celebrar o nascimento de nosso Senhor e Salvador.

Como todos sabem, fui discípulo de João Batista e, por meio dele, conheci Jesus. 

Um dia eu estava limpando e consertando nossas redes depois de pescar e o vimos vindo em nossa direção. Ele parou e chamou meu irmão e eu para segui-Lo.

Deixamos tudo e O seguimos. Foi a melhor decisão que tomei em toda a minha vida.

Tornei-me muito próximo dEle. Durante todos os eventos especiais, Ele me convidava para participar. Nosso relacionamento foi ótimo. Eu O amo muito! 

Agora, meu Evangelho foi escrito no final do primeiro século. As igrejas estavam crescendo em todos os lugares. Tivemos muitos projetos missionários em todo o mundo. A maioria dos apóstolos e pessoas daquela primeira geração se foram.

A igreja começou a ser infiltrada com filosofias que tirariam a verdade sobre Jesus, Sua vida e ensinamentos. Ideias como: “Ele é apenas um bom homem!” ou “Ele é apenas um pensador, professor ou filósofo!” Essas ideias estavam roubando Jesus de Seu verdadeiro caráter.

Por causa disso, decidi, com a ajuda do Espírito Santo, escrever meu Evangelho para colocar as coisas na perspectiva correta.

A primeira coisa que tentei deixar claro em meu evangelho foi que JESUS CRISTO É DEUS. Ele estava lá no Universo antes do tempo. Ele existia antes do tempo. Ele criou todo o universo. Ele é a Palavra falada de Deus criando tudo.

Ele não apenas criou tudo, mas sustenta tudo. Suas mãos são as que governam as estrelas e os planetas. Ele merece nosso culto e adoração.

A segunda coisa que eu gostaria de compartilhar com as pessoas naquele momento e com você é que JESUS CRISTO É O FILHO ENCARNADO DE DEUS. Sim, Ele é o Filho de Deus Encarnado. Ele se fez carne e viveu entre nós. Ele era uma pessoa real, com carne, ossos, endereço e tudo mais. Ele não era um fantasma e fruto de nossa imaginação.

Ele é a evidência do amor de Deus por nós e Seu interesse em nossas dores e sofrimentos. Em nossa busca por Deus, nunca seríamos capazes de alcançá-Lo, por causa de nossas imperfeições. Por causa disso, o próprio Deus estendeu a mão até nós e se tornou um homem. Jesus era Deus andando conosco, falando conosco, curando e ensinando.

Quando Ele morreu, Ele levou nossos pecados em Seu corpo e fez um sacrifício perfeito em nosso favor. Ele é o único que poderia fazer isso.

Finalmente, gostaria que as pessoas soubessem que ter essa informação sobre a divindade de Cristo não nos levará a lugar nenhum. Gostaria que todos soubessem que JESUS CRISTO DEVE SER NOSSO DEUS PESSOAL. 

Devemos tornar esse conhecimento pessoal em nossas vidas. Jesus Cristo deve ser nosso Deus pessoal. Devemos acreditar que Ele é Deus e devemos aceitá-Lo como Deus e salvador de nossas vidas. Devemos tomar a decisão de segui-Lo todos os dias de nossa vida.

No meu Evangelho você verá muitos encontros pessoais com Ele. Pude mostrar que Ele é o Salvador de todos que vêm a Ele e estão dispostos a recebê-Lo como seu Salvador e Senhor pessoal.

Hoje seria o dia perfeito para você tomar essa decisão. Jesus não é um personagem fictício em um conto de fadas. Ele é uma pessoa real. Ele é Deus Encarnado. Ele deve ser seu Salvador e Senhor pessoal. Peço a você que tome essa decisão hoje."

 

Tenha um Natal abençoado e feliz,

Pastor Lucas

sábado, 14 de dezembro de 2024

O Testemunho de Lucas

Hoje teremos conosco uma pessoa que é muito importante para a história do cristianismo. Ele é um médico, um doutor. Ele é provavelmente o único gentio que escreveu um livro na Bíblia, e não apenas um, mas dois – Lucas.

Ele compartilhará conosco seu testemunho. Então, aqui está o testemunho do Doutor Lucas.

 

“É uma honra poder compartilhar não apenas meu testemunho, mas aquele que o tornou possível, Jesus Cristo, meu Senhor.

Como você sabe, meu nome é Lucas ou Luke, é o mesmo. Depende do seu sotaque. O nome significa doador de luz ou Luminoso ou iluminado.

Eu sou um gentio de Antioquia. A primeira vez que ouvi a Mensagem do Evangelho foi através de Paulo. Eu fui convencido de que Jesus foi quem veio para salvar o mundo. Entreguei minha vida a Ele e comecei a segui-Lo. 

Naquela época, comecei a ajudar Paulo em seu trabalho como missionário. Foi uma experiência tremenda ver pessoas tendo suas vidas transformadas pela mensagem do Evangelho.

Depois de um tempo, eu disse a Paulo que deveríamos colocar todas essas informações em um livro para que as pessoas pudessem usá-las como referência. Paulo me desafiou a fazer isso. Que privilégio! Comecei a fazer anotações compilando todas as informações que pude. 

Trabalhando com Paulo e viajando muito, pude conhecer muitas pessoas que testemunharam a vida e os ensinamentos de nosso Senhor Jesus.

Como estávamos trabalhando entre os gentios, pessoas que não tinham origem judaica, decidi ajudá-las a entender Jesus e Sua mensagem. É por isso que meu Evangelho é chamado de Evangelho Gentio.

Meu objetivo é ajudar os gregos a saber que JESUS CRISTO É O HOMEM PERFEITO. O povo grego sempre estava procurando o Homem Perfeito. Por meio de sua filosofia e religião, eles estavam procurando esse modelo de homem perfeito. Eles não conseguiram encontrá-lo em lugar nenhum. 

Quando encontrei Jesus, encontrei o Homem Perfeito. Foi uma tremenda descoberta para mim, e gostaria de compartilhá-la com todos. Eu encontrei o homem perfeito. 

Para ser um homem perfeito, Ele não poderia nascer como todos os outros. Ele tinha que nascer de Deus. Ele é o Filho de Deus encarnado.

Se quisermos ser um homem, um homem real, devemos olhar para Ele e aprender e segui-Lo, porque Jesus Cristo é o homem perfeito. Ele é o verdadeiro Representante do homem universal. Ele é o homem que todos nós devemos ser.

Além disso, gostaria que soubessem que JESUS CRISTO É AQUELE QUE CURA. Essa é a segunda coisa que eu gostaria que os gregos soubessem sobre Jesus é que Ele é aquele que Cura. Trabalhei toda a minha vida na área da saúde. Por causa disso, pude me relacionar com o aspecto de cura do ministério de Jesus.

A beleza disso é que Jesus não curou apenas o corpo, mas também o espírito. A cura que Ele realizou foi total. Ele curou a pessoa inteira. Jesus foi capaz de curar o corpo e também curou corações partidos.

Por causa de Sua Encarnação e sofrimentos entre nós, Ele foi capaz de compartilhar conosco nossas dores e sofrimentos. Ele aprendeu sobre nossas dores vivendo entre nós e caminhando conosco. Ele estava interessado na pessoa como um todo e não apenas em seu espírito e alma.

Por fim, gostaria de compartilhar com os gentios, as pessoas que não têm origem judaica, que acima de tudo JESUS CRISTO É O REDENTOR.

Ele não era apenas um homem perfeito ou alguém capaz de entender nossa dor e curá-la. Ele era mais do que isso. Ele foi o redentor, aquele que veio resgatar a humanidade de nossa perdição.

Como seres humanos, estávamos perdidos, sem direção, em busca de vida e significado nos lugares errados. Quando Jesus veio, Ele não apenas apontou para a direção certa, mas Ele era o caminho e a direção.

Em Jesus encontramos o perdão de nossos pecados e transgressões. Em Jesus, podemos ser redimidos e transformados em uma nova pessoa. Em Jesus, temos uma segunda chance de estar de bem com Deus. 

Se você ler meu Evangelho, verá que ele é muito bem pesquisado. Tentei fazer o meu melhor e tive a participação ativa do Espírito Santo nisso. Você descobrirá lá que Jesus é um Homem Perfeito, que Jesus é aquele que Cura e que Jesus é um Redentor.

 

Meu amigo, Jesus veio e nasceu para nos dar um exemplo, para nos curar e nos redimir. Lembre-se disso durante esta temporada.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 7 de dezembro de 2024

O Testemunho de Marcos

Hoje teremos o testemunho de alguém muito especial. Ele é o escritor de um dos Evangelhos. Seu nome é Marcos. Ele compartilhará conosco seu testemunho e também nos dirá por que escreveu seu Evangelho.

Meus irmãos e irmãs, aqui está João Marcos.

"Tenho o prazer de ter esta oportunidade de compartilhar com vocês meu testemunho. Como você ouviu, meu nome é João Marcos. Na realidade, é Marcus porque é um nome romano. João é meu nome hebraico. Eu sou de uma família muito importante em Jerusalém. Minha mãe é Maria; ela costumava ter uma reunião de oração em nossa casa no início da igreja.

Todos nós conhecíamos Jesus e Seus ensinamentos, mas foi por meio de Pedro, o apóstolo, que passamos a acreditar que Jesus era o Salvador, o Senhor e o Messias. Pedro ainda me chama de filho Marcos. Isso é porque eu sou seu filho na fé.

Depois de participar da vida da igreja por um tempo, recebi um chamado muito emocionante do meu tio Barnabé e Paulo, o apóstolo. Eles me convidaram para uma viagem missionária.

Fiquei tão feliz e animado com a oportunidade que não consegui dormir bem. Seria meu maior desafio; um desafio para minha fé e para meu ministério. Levaríamos o Evangelho a lugares onde as pessoas não tinham nenhuma ideia sobre Jesus e Sua Salvação.

Bem, para encurtar a história, eu não consegui lidar com a situação. Em nossa primeira cidade, um mágico nos desafiou, e Paulo o tratou com poder e uma fé forte, coisas que naquela época eu não tinha.

Decidi voltar para Jerusalém e os deixei no meio da missão. Foi uma experiência terrível para mim e para eles. Essa atitude, no futuro, criaria uma dissensão entre meu tio e Paulo.

Depois disso, comecei a trabalhar com Pedro, o apóstolo. Fomos a um lugar onde eles tinham muitos soldados romanos. Eu disse a Pedro que deveríamos ter algo para dar àqueles soldados, contando-lhes sobre Jesus.

Pedro disse: “Eu digo a você e você escreve”. “Feito”, eu disse. Então começamos a escrever o Evangelho para alcançar os romanos. Nosso objetivo era ajudá-los a conhecer Jesus e Sua salvação. Tentamos explicar a eles alguns termos que apenas um judeu saberia. Também apresentamos o Evangelho de uma maneira que os romanos leriam e entenderiam.

A primeira coisa que compartilhamos com eles no Evangelho foi que A VIDA DE CRISTO É EMOCIONANTE.

Como você sabe, os romanos não gostam de livros longos e chatos. Eles também não gostam de dissertações longas. Eles querem algo rápido, ágil. Fomos capazes de mostrar a eles que a vida de Cristo é uma vida muito emocionante, e aqueles que O seguem terão o mesmo tipo de vida.

Se você ler meu evangelho, descobrirá que os três anos e meio do ministério de Jesus foram muito intensos e ativos. A vida cristã é da mesma maneira. Se você seguir Jesus da maneira certa, sua vida será muito emocionante.

A outra coisa que compartilhei em meu Evangelho sobre Jesus foi que JESUS É UM LÍDER VITORIOSO.

Os romanos estavam muito interessados em vitórias. Se você não pode vencer, eles não querem ouvir sobre você. Mostramos a eles que Jesus é um líder vitorioso. Jesus teve tantas batalhas em sua vida e ministério, e ele foi vitorioso em todas elas.

O mundo e as religiões às vezes querem retratar Jesus como um perdedor. Algumas pessoas não querem segui-Lo porque pensam que Ele é um perdedor e fraco. Se você ler meu evangelho, verá que Jesus é um vencedor, o vencedor final.

Ele obteve vitórias no mundo material e no mundo espiritual. Ele combateu a morte e obteve uma tremenda vitória, 

Por fim, decidimos compartilhar com eles mais um aspecto de Jesus Cristo que abalou os romanos. Compartilhamos com eles que JESUS CRISTO É UM SERVO.

Ele foi ativo e celere, Ele foi vitorioso e, acima de tudo, Ele foi um servo. Ele veio para servir e dar Sua vida para salvar os outros. Essas coisas para os romanos mostraram o caráter de Jesus. Eles conheciam muitos generais, pessoas que estavam dispostas a vencer a qualquer preço, mas não estavam dispostas a servir, ajudar ou se sacrificar pelos soldados.

Jesus, para eles, era um líder totalmente diferente. Alguém que era o Filho de Deus, e veio oferecer Sua vida para salvar pessoas que não mereciam essa salvação. Essa foi uma tremenda revelação para eles.

Como você pode ver, meu evangelho tem um público totalmente diferente. Pedro e eu escrevemos para pessoas que não têm tempo para pensar muito. Pessoas que querem coisas rápidas e breves. Pessoas que querem a vitória acima de tudo e pessoas que precisavam de salvação.

Em meu evangelho você aprende que o cristianismo é emocionante, você tem a chance de viver uma vida vitoriosa e aprende que pode ter tudo isso e ser um servo.

Jesus era tudo isso, então quando você comemorar Seu aniversário, não se esqueça dessas lições.

Deus te abençoe!"

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 30 de novembro de 2024

O Testemunho de Mateus

Em Mateus 1:18-25, temos uma história muito interessante sobre um homem que se tornou discípulo de Jesus. Seu nome é Mateus, ele é um dos apóstolos de Jesus Cristo. Ele é o escritor do primeiro Evangelho em nossa Bíblia. Ele compartilhou conosco um pouco de sua vida e experiência como apóstolo de Jesus Cristo. Ele também compartilhará conosco sobre seu Evangelho.

Aqui está o testemunho do apóstolo Mateus:

“Estou feliz por esta oportunidade de compartilhar com vocês um pouco sobre mim e muito sobre meu salvador e Senhor Jesus Cristo.

Deixe-me começar com minha família. Como todos sabem, meu nome é Mateus, mas também atendo pelo nome de Levi. Levi é meu nome hebraico e Mateus é meu nome cristão. 

Minha família era uma família muito piedosa. Minha mãe era parente de Maria, mãe de Jesus. Eu era um garoto muito inteligente e muito bom com números. Eu queria ter dinheiro e ter sucesso na minha vida.

Sendo um jovem judeu, minha única opção era trabalhar para os inimigos que nos conquistaram e nos dominaram por anos.

Decidi que teria dinheiro, mesmo que isso partisse o coração da minha família. Comecei a trabalhar para os romanos, cobrando impostos, taxas e tudo mais. Foi um bom trabalho. Você poderia ganhar dinheiro extra se coletasse mais do que deveria; você sabe o que quero dizer, certo?

Eu poderia ser um sacerdote, mas em vez disso me tornei um publicano. Por causa disso, eu tinha muitos inimigos entre o meu povo. Meus velhos amigos me odiavam, por causa da minha profissão. Eu estava trabalhando para o inimigo. Eu estava ficando rico tirando dinheiro do meu próprio povo. Eu era um pária. Ninguém se associaria a mim sem pagar um preço alto.

Minha conversão aconteceu quando um dia alguém me convidou para ouvir um pregador. Eles disseram que Ele poderia ser o Messias. Outros disseram que Ele era um profeta. Fui lá para a montanha para ouvir aquele homem.

Eu tenho que te dizer, que sermão! Eu nunca ouvi alguém falar assim. Levei meu caderno comigo e anotei tudo. Eu não podia acreditar que alguém pudesse ter esse tipo de sabedoria. Era demais para um ser humano se expressar dessa maneira.

Fiquei surpreso, impressionado e tocado. A parte mais comovente foi quando ele disse que você não poderia servir a dois senhores, dinheiro ou Deus. Você deve servir apenas um.

Poucos dias depois, Ele passou pelo meu escritório e me convidou a segui-Lo. Eu não podia imaginar que alguém como Ele gostaria de me ter como seu discípulo. Era bom demais para ser verdade.

Não preciso dizer que fechei meu escritório, deixei tudo e o segui. Comecei a tomar notas de tudo o que achava que seria interessante compartilhar um dia com outras pessoas. Depois de Sua ressurreição, comecei a juntar todas as minhas anotações. É óbvio que o Espírito Santo estava trabalhando em minha vida durante todo o processo.

O ponto principal para mim era, para quem essa mensagem deveria ser direcionada primeiramente? Escrevi meu livro com o povo judeu, meu povo, em mente. Eu queria que eles aprendessem e soubessem sobre Jesus. 

A primeira coisa que eu queria que eles soubessem sobre Jesus é que JESUS É O REI.

No meu livro, mostro Jesus como o Rei dos Judeus e, mais do que isso, o Rei de todo o Universo. Ele é quem tem o controle de tudo. Ele é aquele a quem devemos nos curvar e adorar. Ele é aquele a quem devemos obedecer sem questionar. Ele é o Rei.

Eu também queria que eles soubessem que JESUS É O MESSIAS.

Minha nação, por muito tempo, esperou pelo Messias, o Ungido. Finalmente, Ele veio. Jesus é o Messias. Ele é aquele que irá redimir Seu povo de seus pecados. Ele é o Salvador, aquele que todos precisávamos e esperávamos.

Finalmente, tentei mostrar a eles que JESUS É O CUMPRIMENTO DA LEI E DAS PROFECIAS

Se você ler meu livro, notará que sou muito cuidadoso ao citar os eventos da vida de Jesus e as profecias que foram cumpridas por esse evento.

A primeira vez que ouvi Jesus, fiquei tão impressionado com Seu conhecimento das Escrituras e Seu poder que comecei a pesquisar tudo sobre o Messias. Todas as profecias que foram relacionadas a Ele e mencionadas nos livros de Moisés e nos Salmos. Foi uma tarefa tremenda juntar tudo.

Quando finalmente terminei, não pude fazer nada além de adorá-Lo e acreditar que Ele é o Messias, o Rei, o Cumprimento da Lei e das Profecias das Escrituras.

Você está prestes a comemorar o aniversário dEle, lembre-se de que Ele não é apenas um cara bom ou um mestre. Ele é o Rei, o Messias, e aquele para o qual todas as profecias e Escrituras apontavam. Mas mais importante do que isso, ele deve ser seu Rei, Messias e Salvador pessoal.

Neste Natal, que Jesus de Nazaré seja seu Rei, Messias e Salvador.”

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 23 de novembro de 2024

Lutas que Jesus teve que enfrentar com os discípulos

Todo pastor e todo membro da igreja pensam que a igreja seria melhor se o pastor certo estivesse lá ou se o membro certo estivesse lá. Jesus também teve que enfrentar essa luta. Eles não eram os melhores discípulos que Ele poderia ter.

Quando lemos Lucas 22: 14-16, pensamos que tudo estava indo bem entre Jesus e os discípulos. Isso é no final de seu ministério. Depois de mais de 3 anos ensinando, realizando milagres e muitas outras coisas. Aqui está o texto:

“Lucas 22:14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.

Lucas 22:15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.

Lucas 22:16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.””

Parece muito bom, certo? Infelizmente, não foi. Jesus teve que enfrentar muitas lutas com Seus discípulos, e durante a Última Ceia e no Jardim, podemos ver essas lutas com mais clareza.

1 – Deslealdade

A primeira foi manifestada em deslealdade, demonstrada por Judas, traindo-O. Aqui está o texto:

“Lucas 22:20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.

Lucas 22:21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.”

2 – Disputa

Judas não foi o único problema que Jesus teve com os discípulos. Ele teve os discípulos disputando quem era o maior. Todos estavam tentando ser o segundo no Reino de Deus. Aqui está o texto:

“Lucas 22:24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.”

3 – Negação

Então Ele teve Pedro, um dos mais próximos, um membro do círculo interno, O negando diante de uma serva, e não apenas uma, mas três vezes. Aqui está o texto:

“Lucas 22:31 “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!

Lucas 22:32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

Lucas 22:33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.

Lucas 22:34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.””

4 – Descrença

A luta não foi apenas com alguns discípulos. Temos os discípulos com problemas para crer nEle e no que Ele estava ensinando. Depois de todos esses anos, eles ainda não conseguiam acreditar nEle. Claro, eles acreditavam em algo, mas sua fé era fraca e não completa. Aqui está o texto:

“João 14:10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.

João 14:11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”

5 – Dissolução 

E, finalmente, temos os discípulos abandonando-O e fugindo. Essa foi a última coisa que eles fizeram. 

“Mateus 26:56 Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.”

Como pastor, também enfrentei esses desafios. Às vezes eu pensava que se eu fosse melhor, mais jovem, mais inteligente, a igreja cresceria. O problema é que às vezes sou tentado a pensar que a culpa é dos outros. 

Não importa onde você se encontra neste espectro, um líder ou um membro, você precisa entender que Jesus era um líder perfeito, e Ele teve essas lutas com Seus seguidores mais próximos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 16 de novembro de 2024

Que tipo de solo você é?

Às vezes questionamos por que nosso cristianismo é tão fraco e por que não temos resultados. Vivemos em um país onde a maioria acredita em Deus e, ao mesmo tempo, lutamos com problemas morais, violência e todo tipo de dificuldades.

Não deveríamos estar nessa situação, já que temos muitas pessoas indo à igreja todos os domingos.

Isso me mostra que o que estamos recebendo na igreja aos domingos não está fazendo nenhuma diferença em nossas vidas e na vida de nossas comunidades. Às vezes, o problema está na mensagem. Alguns pregadores não pregam a Palavra de Deus, mas sua própria opinião. 

Mas na maioria das vezes o problema está em nós. Ouvimos a palavra de Deus, mas não somos um bom solo para ela. Desta forma, a Palavra de Deus não pode produzir os resultados que Deus pretendia para ela. 

Em Mateus 13: 1-9, 18-23 Jesus contou uma parábola e depois disso explicou o que acontece quando alguém ouve a Palavra de Deus. 

Ele nos diz que existem quatro maneiras diferentes de ouvir e receber a Palavra que vem de Deus.

O problema não está na semente. A semente é muito boa. A semente é a Palavra de Deus, o Evangelho do Reino. A semente é do próprio Deus. É pura e poderosa. Pode mudar tudo.

A preocupação aqui é com os solos, com o terreno onde a semente é semeada. 

Jesus disse que existem quatro tipos de terrenos ou solos. Cada um representa maneiras diferentes de ouvir a Palavra de Deus. Vamos vê-los.

1-   A BEIRA DO CAMINHO – A semente fica na superfícieO inimigo ou os problemas aqui são o solo que é duro e os pássaros, representando o maligno.

Hoje podemos comparar esse solo com o uso de um fone de ouvido ou um fone bluetooth.

Às vezes me parece que as pessoas vêm à igreja usando esse tipo de equipamento. A Palavra não pode penetrar em suas mentes. Mesmo antes de saírem da igreja, elas já esqueceram o que foi dito.

2-   OS LUGARES PEDREGOSOS – A semente não tem solo suficiente. O inimigo ou o problema aqui é a falta de raiz. Por causa disso, elas não conseguem resistir ao calor. Quando surgem problemas ou perseguições por causa da Palavra, elas rapidamente desaparecem.

Eu comparo esse solo com um turista. O turista é alguém que não tem raiz. Eles vão a lugares e ficam lá enquanto é bom e sem problemas. Quando as coisas começam a ficar difíceis e complicadas, eles partem para outra igreja.

3-   ENTRE OS ESPINHOS – A semente é sufocada pelos espinhos. O inimigo ou os problemas aqui são as preocupações desta vida e o engano da riqueza. Esses espinhos tornam a semente infrutífera.

A melhor comparação é com os papéis que empilham nossa mesa todos os dias. Vivemos em um mundo onde somos movidos pelo desejo de ter mais. Estamos preocupados com tudo. Temos tantos papéis e contas, que não temos tempo para ouvir e entender a Palavra de Deus.

Às vezes, nosso corpo está na igreja, mas nossa mente está em nossos negócios e nas coisas que mais nos preocupam. Desta forma, não podemos ser frutíferos.

4-   BOM TERRENO – Os bons terrenos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a entendem. Eles produzem uma colheita. Eles produzem cem, sessenta ou trinta vezes o que foi semeado.

O segredo para ser um bom terreno e solo é ouvir e entender. Para fazer isso, temos que dedicar tempo. Precisamos dar total atenção ao que a Palavra diz. Precisamos nos dedicar à Palavra.

Quando estudamos a Palavra ou estamos no culto, devemos dizer: Estou aqui para ouvir e entender a Palavra de Deus. Quero aprender o que Deus tem a me dizer.

Se quisermos ver nosso mundo mudado e expandir o Reino de Deus, precisamos começar a ouvir e entender a Palavra de Deus e deixar que essa Palavra mude nossas vidas.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 9 de novembro de 2024

Compromisso com Cristo Significa, Cristo em Primeiro Lugar – Parte 4

Em nossa meditação sobre nosso compromisso com Cristo com base em João 15, aprendemos que Cristo deve ser o primeiro. Como mencionei em nosso último artigo, a pergunta importante é: "Como sei que Cristo está em primeiro lugar na minha vida?" 

Precisamos conhecer o significado de Cristo primeiro. Aqui está.

3 – O SIGNIFICADO DE PRIMEIRO

A.   Agradar a Cristo - Eu compartilhei este em nosso último artigo.

Hoje veremos os outros passos para tornar Cristo o primeiro em nossas vidas.

B.   Obedecer a Cristo – O segundo passo para mostrar que Cristo é o primeiro em nossa vida é obedecê-Lo. Assim disse Jesus aos discípulos: “João 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” – “João 15:14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” Obediência é fazer o que lhe foi pedido. Sabemos muito bem o que isso significa. Todos nós fomos crianças e tínhamos mães e pais, e eles nos pediam para fazer certas coisas, “escovar os dentes”, “limpar o quarto”, “arrumar a cama”, etc. E todos nós sabemos que nossos pais ficariam muito satisfeitos se fizéssemos essas coisas. Então, sabemos do que Jesus está falando, e sabemos muito bem o que devemos fazer, o desafio é a nossa disposição de fazê-lo. Obediência é quando leio a Palavra de Deus e encontro um mandamento e faço o que nos diz para fazer. É simples assim. 

C.    Seguir a Cristo – Finalmente, sabemos que estamos colocando Cristo em primeiro lugar se O seguirmos. Isto é o que Ele disse aos discípulos: “Lucas 5:27 Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me!” – “Lucas 9:23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” Seguir a Cristo é ir aonde Ele vai e imitá-Lo em nossas vidas diárias. Jesus está lá fora no mundo fazendo missões, estendendo a mão, tocando pessoas e transformando vidas. Nossa missão é nos juntar a Ele em Sua missão. Quando fizermos isso, vamos colocá-lo em primeiro lugar.

O Jesus em quem você acredita é o Jesus certo? Ele é o mesmo das Escrituras? Jesus é mais importante do que suas tradições, preferências e teologia?

Onde está Jesus em sua lista de prioridades?

O que você está fazendo para colocar Jesus em sua lista?

O que você vai fazer para agradá-Lo?

O que você vai fazer para torná-lo o primeiro em sua vida?

Provavelmente, a primeira coisa que devemos fazer é reconhecer que nossa vida cristã não é a que deveria ser, e em nossa jornada de fé estamos muito atrasados.

Depois disso, podemos pedir a Deus que nos ajude em nossa caminhada com Cristo.

 

Deus te abençoe

Pastor Lucas

sábado, 2 de novembro de 2024

Compromisso com Cristo Significa, Cristo em Primeiro Lugar – Parte 3

Quando falamos sobre compromisso com Cristo, sabemos que Ele deve ser o primeiro em nossas vidas. A questão aqui é: "Como sei que Cristo está em primeiro lugar na minha vida?" Acredito que a maioria de nós sabe que Ele não é o Primeiro em nossa vida, nem mesmo entre os dez primeiros. 

É importante que tenhamos certeza do que significa ter Cristo em primeiro lugar em nossas vidas. Aqui estão algumas ideias que eu gostaria de compartilhar com você.

3 – O SIGNIFICADO DE PRIMEIRO

A.   Agradar a Cristo – O primeiro passo é agradar a Cristo e a Deus. Quando O agradamos e fazemos coisas para agradá-Lo, estamos colocando-O em primeiro lugar em nossa vida.

a.    Agradamos a Deus quando cremos Nele – Nossa fé em quem Ele é e no que faz é uma forma de mostrar que O amamos e Ele é o Primeiro em nossa vida. Isto é o que o autor de Hebreus escreveu: “Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”  Quando cremos em Deus em Seu amor, salvação, misericórdia e graça, estamos agradando a Ele.

b.   Agradamos a Deus quando vivemos uma vida digna do Senhor – Isto é o que o apóstolo Paulo escreveu aos Colossenses: “Colossenses 1:10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;” – Paulo nos dá algumas ideias de como agradar a Deus com nossas vidas:

                                                                         i.     A primeira coisa que Paulo menciona é que devemos agradá-Lo em todos os sentidos. Ou seja, tudo o que fazemos em toda a nossa vida deve ter como objetivo agradar a Deus.

                                                                       ii.     A segunda coisa mencionada é dar frutos em toda boa obra. Toda vez que realizamos uma boa obra, algo altruísta, algo para o outro, estamos agradando a Ele.

                                                                     iii.     Finalmente, Paulo diz, crescendo no conhecimento de Deus. Devemos crescer no conhecimento de Deus, aprendendo Sua palavra e aplicando-a em nossas vidas.

c.    Agradamos a Deus melhorando nossa vida cristã – Isso é o que Paulo escreveu em “1Tessalonicenses 4:1 Finalmente, irmãos, nós os instruímos como viver para agradar a Deus, como de fato vocês estão vivendo. Agora pedimos e exortamos você no Senhor Jesus a fazer isso cada vez mais." – A maioria de nós vive uma vida cristã muito pobre e, infelizmente, estamos satisfeitos com isso. Paulo está nos dizendo que devemos continuar melhorando nossa vida cristã.

Meu amigo, como cristãos, devemos ter como objetivo agradar a Cristo, tanto quanto pudermos, em todos os aspectos de nossas vidas e o tempo todo.

Deus te abençoe, 

Pastor Lucas