Às vezes questionamos por que nosso cristianismo é tão fraco e por que não temos resultados. Vivemos em um país onde a maioria acredita em Deus e, ao mesmo tempo, lutamos com problemas morais, violência e todo tipo de dificuldades.
Não deveríamos estar nessa situação, já que temos muitas pessoas indo à igreja todos os domingos.
Isso me mostra que o que estamos recebendo na igreja aos domingos não está fazendo nenhuma diferença em nossas vidas e na vida de nossas comunidades. Às vezes, o problema está na mensagem. Alguns pregadores não pregam a Palavra de Deus, mas sua própria opinião.
Mas na maioria das vezes o problema está em nós. Ouvimos a palavra de Deus, mas não somos um bom solo para ela. Desta forma, a Palavra de Deus não pode produzir os resultados que Deus pretendia para ela.
Em Mateus 13: 1-9, 18-23 Jesus contou uma parábola e depois disso explicou o que acontece quando alguém ouve a Palavra de Deus.
Ele nos diz que existem quatro maneiras diferentes de ouvir e receber a Palavra que vem de Deus.
O problema não está na semente. A semente é muito boa. A semente é a Palavra de Deus, o Evangelho do Reino. A semente é do próprio Deus. É pura e poderosa. Pode mudar tudo.
A preocupação aqui é com os solos, com o terreno onde a semente é semeada.
Jesus disse que existem quatro tipos de terrenos ou solos. Cada um representa maneiras diferentes de ouvir a Palavra de Deus. Vamos vê-los.
1- A BEIRA DO CAMINHO – A semente fica na superfície. O inimigo ou os problemas aqui são o solo que é duro e os pássaros, representando o maligno.
Hoje podemos comparar esse solo com o uso de um fone de ouvido ou um fone bluetooth.
Às vezes me parece que as pessoas vêm à igreja usando esse tipo de equipamento. A Palavra não pode penetrar em suas mentes. Mesmo antes de saírem da igreja, elas já esqueceram o que foi dito.
2- OS LUGARES PEDREGOSOS – A semente não tem solo suficiente. O inimigo ou o problema aqui é a falta de raiz. Por causa disso, elas não conseguem resistir ao calor. Quando surgem problemas ou perseguições por causa da Palavra, elas rapidamente desaparecem.
Eu comparo esse solo com um turista. O turista é alguém que não tem raiz. Eles vão a lugares e ficam lá enquanto é bom e sem problemas. Quando as coisas começam a ficar difíceis e complicadas, eles partem para outra igreja.
3- ENTRE OS ESPINHOS – A semente é sufocada pelos espinhos. O inimigo ou os problemas aqui são as preocupações desta vida e o engano da riqueza. Esses espinhos tornam a semente infrutífera.
A melhor comparação é com os papéis que empilham nossa mesa todos os dias. Vivemos em um mundo onde somos movidos pelo desejo de ter mais. Estamos preocupados com tudo. Temos tantos papéis e contas, que não temos tempo para ouvir e entender a Palavra de Deus.
Às vezes, nosso corpo está na igreja, mas nossa mente está em nossos negócios e nas coisas que mais nos preocupam. Desta forma, não podemos ser frutíferos.
4- BOM TERRENO – Os bons terrenos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a entendem. Eles produzem uma colheita. Eles produzem cem, sessenta ou trinta vezes o que foi semeado.
O segredo para ser um bom terreno e solo é ouvir e entender. Para fazer isso, temos que dedicar tempo. Precisamos dar total atenção ao que a Palavra diz. Precisamos nos dedicar à Palavra.
Quando estudamos a Palavra ou estamos no culto, devemos dizer: Estou aqui para ouvir e entender a Palavra de Deus. Quero aprender o que Deus tem a me dizer.
Se quisermos ver nosso mundo mudado e expandir o Reino de Deus, precisamos começar a ouvir e entender a Palavra de Deus e deixar que essa Palavra mude nossas vidas.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário