Todo pastor e todo membro da igreja pensam que a igreja seria melhor se o pastor certo estivesse lá ou se o membro certo estivesse lá. Jesus também teve que enfrentar essa luta. Eles não eram os melhores discípulos que Ele poderia ter.
Quando lemos Lucas 22: 14-16, pensamos que tudo estava indo bem entre Jesus e os discípulos. Isso é no final de seu ministério. Depois de mais de 3 anos ensinando, realizando milagres e muitas outras coisas. Aqui está o texto:
“Lucas 22:14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
Lucas 22:15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
Lucas 22:16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.””
Parece muito bom, certo? Infelizmente, não foi. Jesus teve que enfrentar muitas lutas com Seus discípulos, e durante a Última Ceia e no Jardim, podemos ver essas lutas com mais clareza.
1 – Deslealdade
A primeira foi manifestada em deslealdade, demonstrada por Judas, traindo-O. Aqui está o texto:
“Lucas 22:20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
Lucas 22:21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.”
2 – Disputa
Judas não foi o único problema que Jesus teve com os discípulos. Ele teve os discípulos disputando quem era o maior. Todos estavam tentando ser o segundo no Reino de Deus. Aqui está o texto:
“Lucas 22:24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.”
3 – Negação
Então Ele teve Pedro, um dos mais próximos, um membro do círculo interno, O negando diante de uma serva, e não apenas uma, mas três vezes. Aqui está o texto:
“Lucas 22:31 “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Lucas 22:32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
Lucas 22:33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.
Lucas 22:34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.””
4 – Descrença
A luta não foi apenas com alguns discípulos. Temos os discípulos com problemas para crer nEle e no que Ele estava ensinando. Depois de todos esses anos, eles ainda não conseguiam acreditar nEle. Claro, eles acreditavam em algo, mas sua fé era fraca e não completa. Aqui está o texto:
“João 14:10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
João 14:11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”
5 – Dissolução
E, finalmente, temos os discípulos abandonando-O e fugindo. Essa foi a última coisa que eles fizeram.
“Mateus 26:56 Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.”
Como pastor, também enfrentei esses desafios. Às vezes eu pensava que se eu fosse melhor, mais jovem, mais inteligente, a igreja cresceria. O problema é que às vezes sou tentado a pensar que a culpa é dos outros.
Não importa onde você se encontra neste espectro, um líder ou um membro, você precisa entender que Jesus era um líder perfeito, e Ele teve essas lutas com Seus seguidores mais próximos.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário