sábado, 28 de dezembro de 2024

Contando as bênçãos, fazendo o balanço do ano que finda

Durante um tempo na minha adolescência, eu trabalhei para o meu pai no seu escritório de contabilidade. Na maioria do tempo eu ajudava os outros empregados, mas o que eu mais gostava de fazer era coletar recibos e notas fiscais dos clientes.

Meu pai me deu uma bicicleta monareta, usada, é claro, e com ela eu rodava a cidade visitando os clientes do meu pai.

Uma das coisas que eu lembro bem era que no fim do ano nós nos concentrávamos no balanço final de todos os clientes. Era muito trabalho, pois tínhamos que fechar todas as contas para as declarações do ano seguinte. Entradas e saídas tinham que bater.

Algumas vezes, eu tinha que voltar nos clientes para pegar algum recibo ou nota que ele tinha esquecido de me dar. Era uma loucura aqueles dias.

Fim de Ano, é assim mesmo, todos nós querendo ou não damos uma olhada para trás, para ver como o ano foi, ou como nós fomos durante esse ano. Lembramos dos eventos, das dificuldades enfrentadas, das vitórias conquistadas, e infelizmente das coisas pendentes, que não foram resolvidas.

Tem um versículo da Bíblia que diz o seguinte:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12”

Essa é uma oração de Moisés, um dos homens mais sábios e importantes da história. Do alto da sua sabedoria, ele pede a Deus para ensina-lo a contar, avaliar os seus dias.

É importante notar que mesmo em idade avançada, Moisés ainda quer aprender. Deixando claro para todos nós que devemos sempre ter um desejo de aprender em toda a nossa vida. Por mais experiente que sejamos, nós precisamos aceitar a dura realidade de que não sabemos tudo.

Outra lição que aprendemos com Moisés é o desejo de contar de avaliar os nossos dias. Precisamos entender os nossos dias, considerar a nossa vida, nosso progresso, e nossas fraquezas. Deveríamos fazer sempre, mas infelizmente deixamos para o fim do ano. Precisamos avaliar nossa vida como um todo, financeira, mental, emocional, familiar, e principalmente espiritual.

Moisés nos diz que quando fizermos isso, alcançaremos um coração sábio. Esse é o objetivo de aprendermos a contar os nossos dias, ter um coração sábio. Sabedoria é cumulativa. Pouco a pouco, através da nossa experiência, avaliação da nossa vida, e principalmente do estudo e aplicação das Escrituras, vamos progredir na nossa jornada.

Finalmente, não podemos negligenciar, de que este pedido é uma oração. Isso significa que Deus tem que estar presente nesse processo de avaliação da nossa vida. Devemos olhar para trás não somente com os nossos olhos, mas principalmente com os olhos do nosso Deus. Ele nos ajudará a ver onde falhamos, onde fomos bem-sucedidos, e o que precisamos fazer para crescer.

Meu irmão e irmão, que neste fim de ano a sua sincera oração seja espelhada nesse pedido de Moisés.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas Pina 

Nenhum comentário: