Aqui nos Estados Unidos, temos visto nos últimos anos uma luta e guerra contra os Dez Mandamentos em lugares públicos. As escolas foram obrigadas a removê-los. Os tribunais foram obrigados a removê-los. E provavelmente em um futuro próximo, as igrejas serão solicitadas a removê-los.
Alguns de nós os memorizamos, alguns de nós ouvimos falar deles e alguns de nós não têm a mínima ideia sobre eles. Para refrescar sua memória, aqui está o texto dos Dez Mandamentos: Êxodo 20:1-17 (Bíblia Almeida Revista e Atualizada)
“Ex. 20:1 Então, falou Deus todas estas palavras:
Ex. 20:2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Ex. 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
Ex. 20:4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Ex. 20:5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
Ex. 20:6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Ex. 20:7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Ex. 20:8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Ex. 20:9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Ex. 20:10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
Ex. 20:11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
Ex. 20:12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Ex. 20:13 Não matarás.
Ex. 20:14 Não adulterarás.
Ex. 20:15 Não furtarás.
Ex. 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Ex. 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”
Estamos vivendo em uma época muito estranha; alguns chamam isso de uma era pós-Constantino. É importante para nós entender como chegamos aqui. Sim, devemos saber que vivemos em uma era pós-constantiniana. Isso significa que não somos mais um país cristão, talvez nunca tenhamos sido.
Este país foi fundado em princípios cristãos e enquanto esses princípios ditavam o modo de pensar e o modo de viver. Mas os tempos mudaram, não temos mais essa mentalidade. Ainda temos pessoas frequentando a igreja, mas em suas mentes e corações elas acreditam em outra coisa.
Isto é o que Victor Makari, Coordenador para o Oriente Médio e ex-Coordenador de Relações Inter-religiosas, tem a dizer:
"Uma era pós-constantiniana
Desde a criação do Escritório de Relações Inter-religiosas da PC (EUA) em 1988, temos operado com base na suposição de que vivemos em uma 'era pós-constantiniana'.
Nós (mas não apenas nós) funcionamos com base na premissa de que não é mais possível - se é que alguma vez foi - falar realisticamente sobre uma 'América cristã'. Há ampla evidência de que muitas pessoas na Europa e na América do Norte vivem sem nenhum compromisso religioso sério, ou com compromisso com vagos princípios morais gerais e valores religiosos sem nenhum conteúdo cristão específico.
Por causa disso, temos a luta com os Dez Mandamentos hoje. É por isso que é imperativo que todos nós entendamos a Lei e sua importância. Quando fizermos isso, veremos por que eles estão perdendo seu lugar não apenas na sociedade, mas também na igreja.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário