sábado, 11 de janeiro de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – Introdução – Parte 2

Antinomianismo, é uma palavra grande. Significa contra (ante) a lei (nomos). Foi Lutero quem cunhou o termo “antinomianismo”. Tem estado em torno da igreja desde o início. Algumas pessoas acreditam que apenas a graça deve ser suficiente, então não precisaríamos da Lei.

Em Êxodo 20:1-17, temos o famoso Decálogo, e nele aprendemos lições muito importantes sobre a Lei. 

A Origem da Lei

A primeira coisa que aprenderemos neste texto é a origem da Lei. O texto nos ajudará a aprender isso.

Existe um Deus

“Êxodo 20:2 Eu sou o Senhor teu Deus,” 

O texto diz claramente que existe um Deus. Ele se revelou a Moisés e aos israelitas. Ele é todo-poderoso e o criador do universo. Ele é o Ser Supremo que governa as estrelas, os planetas e a terra.

Deus falou

“Êxodo 20:1 Então, falou Deus todas estas palavras:”

A segunda coisa que aprendemos é que Deus falou e se comunicou em palavras humanas. Deus se revelou e disse o que era certo e o que era errado. Ele, e não os humanos, deu as leis morais a serem obedecidas.

Deus salvou

“Êxodo 20:2 ... que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”

Finalmente, aprendemos que esse Deus também é um Salvador. Quando Deus expressou Sua vontade e deu Suas leis, Ele o fez depois de salvar Seu povo. É por isso que é tão difícil aceitar e obedecer à Sua lei, porque não reconhecemos a salvação que Ele trouxe.

O alcance da lei

A segunda coisa que devemos entender é o alcance da Lei. A quem foi dada a Lei? Quem deve viver e obedecer a esta Lei?

O Povo de Deus

“Tiago 1:25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

Tiago diz aqui neste texto que o povo de Deus deve ser o primeiro alvo da Lei. Os cristãos devem ter a Lei em alta consideração. Eles conhecem a Deus, acreditam que Ele falou e aceitaram a salvação que Ele providenciou para eles. Mas eles não são os únicos.

O mundo inteiro

“Romanos 2:14-15 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,”

O mundo inteiro tem uma relação íntima com essa Lei. Devemos entender que Deus não é o criador apenas dos cristãos; Ele é o criador do universo. Então, quando Ele fala, todos devem ouvir. Neste texto, o apóstolo Paulo nos diz que todos, crentes ou não, têm a Lei esculpida em seu coração. É por isso que as pessoas que nunca ouviram falar de Deus e Jesus têm alguns princípios morais em suas vidas. A Lei foi dada para regular as relações humanas com Deus e com os outros.

Ser contra a Lei não é apenas uma atitude fora da igreja, infelizmente, muitas pessoas dentro da igreja têm resistência em aceitar a Lei e viver de acordo com ela.

Deus te abençoe, 

Pastor Lucas

Nenhum comentário: