O maior desafio para nós hoje é entender nossa cultura e o mundo onde vivemos. Nossa geração está entre dois extremos: eles não acreditam em nada; ou eles acreditam em tudo.
Este é o maior desafio que temos quando falamos sobre os Dez Mandamentos. Como hoje, no tempo de Moisés as pessoas enfrentavam as mesmas dificuldades sobre religião que temos agora.
Devemos entender onde estamos e as verdadeiras reivindicações dos Dez Mandamentos. Quando fizermos isso, veremos como é difícil guardar os Dez Mandamentos em nossas igrejas hoje.
O Primeiro Mandamento afirma: “Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3.
Aqui estão os resultados de uma pesquisa entre os Baby Boomers (Baby Boomers: The Lapsed and the Loyal, de James W. Lewis) nas principais igrejas, especialmente entre os presbiterianos:
"As razões básicas para o declínio do número de membros têm pouco a ver com as questões destacadas no conflito contínuo entre facções liberais e conservadoras nas principais denominações ou com reclamações sobre congregações específicas ou com a participação na contracultura. Em vez disso, a crise que as igrejas tradicionais enfrentam é espiritual. Elas perderam membros porque, ao longo dos anos, as crenças foram mudando.
"Os “baby Boomers” presbiterianos ativos afirmam um “liberalismo leigo” que se baseia na “rejeição do ensino ortodoxo de que o cristianismo é a única religião verdadeira”. Embora esses “Boomers” tenham uma grande consideração por Jesus, eles duvidam que a salvação esteja disponível apenas por meio dEle; além disso, eles parecem ter definido essa posição por conta própria.
Como você pode ver, nosso maior problema está em nossas crenças. A maioria do nosso povo não sabe mais no que acredita; e eles estão inventando novos conjuntos de crenças para si mesmos.
Como eu disse no início, temos pessoas que não acreditam em nada e pessoas que acreditam em tudo, vamos compará-las com os ensinamentos dos Dez Mandamentos e ver se os Dez Mandamentos pertencem na nossa igreja.
I - Ateísmo -
A primeira crença é no ateísmo.
Definição: Os ateus acreditam que não há Deus além ou no mundo.
O ateísmo se expressa de diferentes maneiras, vamos vê-las:
Humanismo
Definição: Os humanistas acreditam que o homem é a medida de todas as coisas.
O humanismo está centrado no homem/mulher. Para o humanista, o ser humano é o centro do universo.
Materialismo
Definição: Os materialistas acreditam que tudo é matéria ou redutível a ela.
Para o materialista, o universo é matéria. As coisas são importantes.
Agnosticismo
Definição: Os agnósticos dizem: “Eu não sei, ou não posso saber se Deus existe”.
O agnóstico diz que é impossível saber se Deus existe ou não, então eles vivem suas vidas como se Deus não existisse.
Ceticismo
Definição: Os céticos dizem: “Duvido que Deus exista”.
Os céticos querem provas abundantes da existência de Deus, se não, eles não acreditarão.
Temos muitas pessoas em nossas igrejas que confessam sua crença em Deus, mas vivem suas vidas como ateus, como se Deus não existisse. Não há nenhum relacionamento pessoal com Deus.
II – Politeísmo
A segunda crença está no politeísmo.
Definição: Politeísmo é a visão de mundo de que muitos deuses finitos existem no mundo.
O politeísmo se expressa em nosso meio através de muitas formas, vamos vê-las:
Pluralismo
Definição: Pluralismo é a crença de que toda religião é verdadeira. Cada um fornece um encontro genuíno com o Supremo.
O pluralismo é a crença de que todos os caminhos nos levarão ao mesmo lugar. “Afinal, todos nós acreditamos no mesmo deus.”
Relativismo
Definição: O relativismo afirma que não há critérios pelos quais se possa dizer qual religião é verdadeira ou melhor. Cada religião é fiel a quem a possui.
O relativismo é uma religião egocêntrica. O que for bom para você está ok. Ninguém pode julgar as opções religiosas de outra pessoa.
Inclusivismo
Definição: O inclusivismo afirma que uma religião é explicitamente verdadeira, enquanto todas as outras são implicitamente verdadeiras. Por exemplo, eles aceitam outras divindades além de Cristo como meio de salvação.
O inclusivismo é a aceitação de outras religiões por uma pessoa que ainda acredita que sua religião é a melhor maneira de ir a Deus.
Sincretismo
Definição: Sincretismo é o esforço para combinar ou harmonizar o cristianismo com religiões não-cristãs.
O sincretismo é quando uma religião começa a trazer elementos, como cerimônias, datas, festivais, etc. de outras religiões.
Apesar de nossas confissões, uma grande parte dos membros da igreja são politeístas. A questão importante é: você é?
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário