sábado, 18 de janeiro de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – Introdução – Parte 3

“As regras são feitas para serem quebradas” Sim, nós já ouvimos isso. Esta declaração que o general cinco estrelas do Exército Americano Douglas MacArthur fez por volta de 1950 descreve muito bem a atitude que todos nós temos em relação às regras e leis.

Em Êxodo 20:1-17, temos os famosos Dez Mandamentos dados por Deus a Moisés. A Lei, de uma forma ou de outra, existia muito antes disso. Às vezes, somos inclinados a infringir a lei porque não entendemos a razão de sua existência. É importante que aprendamos por que Deus deu a Lei e se certificou de que ela fizesse parte da vida de todos.

O objetivo da lei

Finalmente, devemos entender o propósito da Lei. Algumas pessoas acreditam que, se guardarem a Lei, serão salvas. Esse não é o propósito da Lei. Caímos e pecamos e por isso não podemos guardar toda a Lei. Não temos o poder de fazer isso. Então, qual é o propósito da Lei?

Para nos guiar a Cristo – Sim, o primeiro propósito da Lei é nos guiar a Cristo. Vejamos como.

Primeiro, mostrar nossos pecados

Isto é o que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos sobre a Lei:

“Romanos 3:20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” 

“Romanos 7:7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.”

Paulo nesses textos deixa claro que a Lei nos ajudará a ver nossos pecados e nossa necessidade de salvação. Quando você olha para a Lei, percebe que não pode obedecê-la e por isso está condenado e sob a ira de Deus.

Segundo, apontando o caminho

Quando entendemos que não podemos salvar a nós mesmos, essa conclusão nos ajudará a nos voltar e procurar a salvação em outro lugar. Na carta aos Gálatas, temos um versículo muito importante:

“Gálatas 3:24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.” 

Aqui Paulo diz que a Lei nos mostrará que Cristo é o caminho para a salvação, e a fé Nele e em Sua obra é a única maneira de agradar e ser justo com Deus.

Para nos guiar à retidão

Finalmente, a Lei tem o propósito de nos guiar à justiça. Porque não precisamos guardar a Lei para sermos salvos e aceitos por Deus, não significa que devemos jogar a Lei fora.

Após nossa salvação, somente pela graça e fé, Deus espera que guiemos nossas vidas com base em Sua Lei. Isto é o que os escritores do Novo Testamento nos dizem:

“1João 5:3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,”

“1Coríntios 7:19 A circuncisão, em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus.” 

Esses dois versículos são muito claros que nós, como cristãos, devemos fazer todos os esforços para obedecer aos mandamentos de Deus. Mesmo sabendo disso, ainda estamos lutando contra a Lei, não apenas em nossas vidas pessoais, mas também na igreja.

Durante esta série, darei a você motivos para tirar os Dez Mandamentos da Igreja.

Os principais motivos são:

Não acreditamos mais neles e 

Nós não os praticamos mais.

Mas a Lei ainda é muito importante. 

Isso é o que devemos saber sobre a Lei

A Lei é Divina.

Abrange a todos.

Não salva, mas mostra o caminho da salvação.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: