quarta-feira, 1 de junho de 2016

Redefinindo os fundamentos

Quer você goste ou não, estamos vivendo em um tempo quando os paradigmas estão mudando. E eles estão mudando intensamente e rapidamente. Tão rápido que nós estamos sendo pegos despreparados. Não conseguimos adaptar a uma mudança e uma outra já está a caminho.
Nós somos a geração do meio. As pessoas antes de nós, não tem a mínima ideia de como lidar com estas mudanças, e a geração depois de nós está acostumada com isso. Para eles, isso é normal.
O maior problema que enfrentamos é quando esses saltos são grandes demais, forçando-nos a reajustar a nossa visão do mundo. Isso é algo que nossos pais não nos contaram. Estas coisas não eram nem um rascunho em nossas aulas na escola, e nós não esperávamos por elas.
Estamos testemunhando uma redefinição de muitas coisas em nossas vidas que pensamos que eram imutáveis. Treme o chão sob nossos pés e não sabemos como lidar com isto e nem sequer como interpretá-lo. As pessoas estão mudando, a política está mudando, países estão mudando, a família está mudando, e a igreja está mudando.
Mas existem alguns fundamentos que alinham todos os outros aspectos de nossas vidas. Infelizmente, estamos assistindo a uma tentativa de redefinir e alterá-los também. Se isso acontecer, este mundo vai desmoronar e vamos entrar em uma era extremamente sombria.
1. Deus - O primeiro e mais importante fundamento é a pessoa de Deus. As pessoas nas igrejas costumavam saber sobre Deus, quem Ele é, Sua vontade, Seu caráter, Sua personalidade, etc. Hoje, Deus tornou-se mais fluido. Pessoas o definem de acordo com suas categorias pessoais e sentimentos. Deus é quem eu quero que Ele seja.
2. Sua Palavra – As Escrituras também estão sendo redefinidas. As pessoas não encontram mais autoridade nas Escrituras quando elas olham para ela. A Bíblia é considerada um livro antigo com algumas boas ideias sobre algumas áreas da vida. As pessoas agora têm a autoridade para escolher o que é certo e errado na Bíblia, assim sendo cada um de nós está reescrevendo as Escrituras de acordo com nossas preferências.
3. A Igreja - No passado, a igreja era a Congregação dos remidos, dos discípulos. As pessoas vinham à igreja porque elas fizeram uma decisão pessoal de seguir a Jesus e Seus ensinamentos. Hoje, a igreja está se tornando um clube social e um partido político. Reunião de oração é parte de um passado esquecido, estudo da Bíblia e Escola Dominical são usados para discutir notícias de jornal e atualidades. As pessoas vêm para os cultos para se sentir bem.
4. A Missão - Jesus foi claro para seus discípulos sobre Sua missão. Hoje as igrejas estão redefinindo a missão. Igrejas estão se envolvendo em política e agendas sociais pensando que isto é como se faz discípulos, ou como se prega o Evangelho. No final as pessoas estão fazendo tudo o que elas querem fazer, e eles acham que essa é a missão da igreja. A proclamação do evangelho está sendo removida de nossos púlpitos e classes de Escola Dominical e em seu lugar temos boas piadas e estórias que nos fazem sentir bem.
Bem-vindo à época pós-cristã. Que Deus tenha misericórdia de nós!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

2 comentários:

Unknown disse...

Querido pastor, peço licença para compartilhar esse texto em minha página do Facebook.

Unknown disse...

Querido pastor, peço licença para compartilhar esse texto em minha página do Facebook.