terça-feira, 28 de junho de 2016

Nós estamos perdendo os jovens?

Onde estão nossos jovens? Mais e mais igrejas estão se esforçando para atrair os jovens. Acredite em mim, igrejas estão fazendo tudo o que elas podem fazer para trazer jovens para seus apriscos, mas por algum motivo elas não estão sendo bem sucedidas.
No Antigo Testamento há uma história muito interessante e bem conhecida que pode nos ajudar com este desafio. É a história da unção de David como rei de Israel. Saul, o rei, tinha se rebelado, e Deus decidiu escolher outro rei. Ele enviou seu profeta Samuel para Belém para ungir o próximo rei. Depois de ir a Jessé e examinar cada um dos sete filhos, e ouvir de Deus: "Não é este." Samuel ficou intrigado. Isto é o que o texto nos diz: “Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui. 1Samuel 16:11." A pergunta era: "estes são todos os seus filhos? Você não tem outro filho?" Samuel sabia que um dos filhos de Jessé seria o rei, mas até agora todos eles foram rejeitados por Deus. Finalmente, Jessé disse, "há ainda o caçula,". Ninguém pensou no Davi.
Da mesma forma que a família de Davi o tratou, igrejas estão tratando alguns jovens. A mesma atitude que Jessé e sua família tiveram na direção de David, igrejas estão tendo para muitos jovens. Vejamos algumas dessas atitudes:
1. Provavelmente eles não são considerados importantes -às vezes não chamamos, ou pedimos os jovens para participarem da vida da igreja porque achamos que eles não têm nada para compartilhar.
2. Provavelmente eles não são tratados como os outros - tratamos jovens de diferentes maneiras. Alguns jovens por causa de sua família, idade, inteligência e energia, são tratados com deferência, enquanto outros são postos de lado.
3. Provavelmente, eles não tem a aparência que esperávamos - a aparência é tudo nos nossos dias. Às vezes não queremos ter a participação de jovens em nossos programas porque eles não se parecem com aquilo que esperávamos, com várias cores de cabelo, tatuagens e “piercing”.
4. Provavelmente eles não são vistos como material de liderança - mas às vezes é só porque nós pensamos que eles não são suficientemente bons para fazerem alguma coisa. Em nossa opinião eles não são material de liderança. Não acreditamos que eles podem liderar.
Na história de David, vemos algumas dessas atitudes não só do pai, dos irmãos, mas também do profeta. Deus teve que repreender Samuel sobre isso, só Ele poderia realinhar o Profeta com Sua vontade. Aqui está o que o Senhor disse, “Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1Samuel 16:7.”
Assim sendo, se queremos ter jovens em nossas igrejas precisamos estar abertos a trabalhar com aqueles que Deus irá chamar, mesmo que a gente não consiga entendê-los totalmente.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: