quarta-feira, 25 de maio de 2016

Amar o desprezado

Hoje em dia estamos assistindo um movimento dentro das igrejas que deveria nos preocupar. Igrejas tem como alvo apenas as pessoas que se parecem com elas. Elas estão usando estudos demográficos, não para descobrir e aprender quem são as pessoas em sua área e assim direcionar seu ministério para elas. Infelizmente, igrejas estão fazendo estudos demográficos para descobrir onde estão as “melhores pessoas”, na definição delas, para que possam plantar uma igreja lá ou mudar sua igreja para aquele local. Um comentarista da Bíblia corretamente chamou isto de “o Ministério do CEP”.
A palavra "desprezado" tem muitos sinônimos. Aqui estão alguns deles: abandonado, menosprezado, sem amigos, ignorado, rejeitado, desdenhado, esquecido, não aceito, indesejável, impopular, e excluído. Nós como igreja devemos estar dispostos e preparados para este tipo de pessoas, as que são esquecidas e rejeitadas pela sociedade. Mas, parece-me, que as igrejas têm outra coisa em mente. Seus objetivos e missões são de atingir as pessoas que pensam como elas, vestem-se como elas e têm os mesmos objetivos na vida. Elas estão à procura de uniformidade.
A maioria dessas igrejas está administrando um negócio muito bom, mas a missão não está nem perto da missão de Jesus. Jesus veio trazer a mensagem e o amor de Deus para aqueles que não podiam se ajudar. Ele fez isso por meio da encarnação, o que significa o caminho mais próximo que Ele pôde achar para chegar até nós. Isto é o que Paulo escreveu naquele lindo poema e confissão sobre a encarnação de Jesus em sua carta aos Filipenses: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:5-11.” As palavras que Paulo usou para definir as ações de Jesus são, “esvaziou-se”, “tomando a forma de servo”, “na forma de homem”, “se humilhou”, “obediente até a morte”, “morte de cruz”.
Esta era a Sua missão, Ele foi enviado para fazer isso. Isto é o que Ele disse em sua oração sacerdotal: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. João 17:18. " E isto é o que Ele disse aos seus discípulos depois da Ressurreição: “Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21. " O dicionário grego de Mounce traduz “como” desta forma: “assim como, da maneira que”, o que significa que a missão da igreja é a mesma missão que Jesus teve. Ele nos mandou fazer a mesma coisa. Procurar os perdidos, proclamar o Evangelho, ajudar os outros e amar o desprezado, e não apenas servir aqueles que são como nós.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: