quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dinheiro não é tudo

Quando eu trabalhava no Brasil, eu costumava dizer: “Se você tem gente, não precisa de dinheiro, se você tem dinheiro, você não precisa de gente.” Eu ainda acredito nisso, e ainda acredito que isto não se aplica apenas ao Brasil, mas a todos os lugares. Se você tem dinheiro, você não precisa de pessoas, você compra tudo. Você compra o anúncio, você compra o melhor lugar, você compra o melhor da música, o melhor sistema de som, o melhor sistema de mídia, etc.
Por outro lado, se você tem pessoas dispostas a participar, então o dinheiro é apenas um detalhe que pode ajudar. O povo vai fazer o trabalho, você encontra maneiras de produzir mesmo com recursos escassos e vai atrair mais pessoas.
Todos sabemos que a igreja no seu início não era uma igreja rica. Eles não podiam ter seus próprios edifícios, eles não podiam se reunir em locais públicos, e eles não eram reconhecidos como uma religião oficial. Eles sofreram perseguições do estado e de outras religiões. Foi um momento muito difícil. Não tinham campanha de marketing, TV ou internet, mas eles tinham o povo, e por causa disso, eles foram capazes de cumprir a sua missão.
Na carta que Paulo escreveu para a Igreja de Colossos, encontramos este texto surpreendente: "..., como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade, Colossenses 1:6." Paulo está dizendo que a primeira geração de cristãos foi capaz de espalhar o Evangelho ao mundo inteiro que eles conheciam.
Como eles fizeram isso sem qualquer tecnologia e dinheiro? Aqui estão algumas lições que podemos aprender com eles:
1. Mantenha a simplicidade do Evangelho - este é o primeiro passo. Não complique. O evangelho é a mensagem simples do amor de Deus. Nossa geração é muito boa em complicar as coisas. A igreja nos nossos tempos está fazendo muitas coisas que vão além da sua missão.
2. Ênfase em pessoas - Pessoas acima do programa, este deve ser o nosso lema. O negócio da igreja são as pessoas. Nós alcançamos as pessoas com pessoas. Conexão pessoal tem provado ser a maneira mais eficaz de crescimento de uma igreja.
3. Criatividade - falta de dinheiro não é o problema quando colocamos nossa criatividade para funcionar. A Igreja deve ser um lugar onde a criatividade é permitida e incentivada.
4. Compromisso pessoal - finalmente, precisamos de compromisso pessoal se queremos chegar a algum lugar. O discipulado é manifestado em um compromisso pessoal com Deus e Sua Palavra, um compromisso com a igreja, o povo de Deus e um compromisso para com o mundo, com o intenso desejo de levar a mensagem e o amor de Deus para ele.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: