terça-feira, 2 de maio de 2017

Um ao outro – Vivendo em comunidade – Edificar e instruir um ao outro

Você alguma vez sentiu as pessoas na igreja olharem para você com um olhar superior? Talvez quando você está em um estudo bíblico ou na escola dominical, você sente que você não tem nada a acrescentar. Você não sabe muitos versículos da Bíblia de cor. Você não tem nenhuma experiência extraordinária. Você não gosta nem de falar em público. Você está sempre recebendo e acha que não tem nada para oferecer.
Deixe-me te dizer uma coisa: VOCÊ ESTÁ ERRADO! Você não poderia estar mais errado. Todos, e eu quero dizer todo mundo, tem algo para compartilhar. Este é um dos mais difíceis “um ao outro” que temos. Todos devemos estar envolvidos nisso. Todos temos que “edificar/instruir uns aos outros”. Todos nós temos que nos envolver nisso. Os grandalhões: pastores, professores e os outros que acham que sabem mais do que o resto.
Eu também gostaria de dizer algo para aqueles que pensam que sabem bastante, e que um irmão ou irmã imaturo não tem nada a acrescentar à sua fé. Deixe-me dizer a você a mesma coisa que disse para os outros irmãos e irmãs: VOCÊ ESTÁ ERRADO TAMBÉM! Devemos edificar uns aos outros, ensinar uns aos outros e encorajar uns aos outros. Todos devem estar envolvidos neste processo.
Há muitas coisas que nós podemos compartilhar com todo mundo. Paulo quando escreveu aos romanos teve isto a dizer: “isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha. Romanos 1:12.” é importante para nós entendermos que se trata do apóstolo Paulo. Aquele que o próprio Jesus chamou para ser apóstolo. Que plantou igrejas em todos os lugares. Aquele que é considerado o primeiro teólogo da igreja primitiva. Paulo está dizendo que ele gostaria de ir lá, para que ele pudesse encorajá-los (consolar) com sua fé, e também para que ele pudesse ser encorajado pela fé dos irmãos de Roma. Como você pode ver nós podemos compartilhar nossa fé, nossa caminhada com o Senhor e nossa experiência com Deus e sua graça com os outros. Cada um de nós deve ser capaz de fazer isso.
Mais tarde nesta carta, Paulo escreveu: “Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua. Romanos 14:19.” o ponto importante aqui é: “envidar todos os esforços”(sigamos as coisas).É crucial que nós entendamos que temos algo para compartilhar, mas também é extremamente importante que nos esforcemos ao máximo para fazê-lo. Às vezes temos algo a dizer, mas não pensamos que é importante. Pensamos que todo mundo já sabe, ou pensam que nossa opinião é infantil. Você tem que superar estes sentimentos e compartilhar algo que vai trazer paz e crescimento.
Finalmente o apóstolo Paulo escreveu: “Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros. Romanos 15:14.” Cada um de nós tem acesso às Escrituras. Cada um de nós tem o Espírito de Deus habitando em nossos corações. Paulo está dizendo que temos que crescer na nossa aprendizagem ao ponto de que tenhamos algo a oferecer aos nossos irmãos e irmãs. Ele também diz que bondade é um aspecto importante desta tarefa. Se eu estou cheio de bondade e sei de alguma coisa, mesmo que seja o mínimo, eu devo ajudar meus irmãos e irmãs em sua caminhada com Cristo.
Como você pode ver nós sempre teremos alguém que sabe mais do que nós, e devemos ouvir a eles ou elas. Sempre teremos pessoas que sabem menos que nós, e devemos estar dispostos a edificá-las. Há coisas que todos serão capazes de ensinar a todos, não importa em qual fase estão em sua jornada cristã. Todo mundo aprende e todo mundo ensina.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: