terça-feira, 25 de abril de 2017

Um ao Outro – Vivendo em Comunidade – Sirva um ao outro

Estamos vivendo numa época em que as pessoas esperam ser servidas. Como eu disse antes, nossos filhos acreditam que o mundo gira em torno deles. Eles esperam ser servidos em todas as áreas de suas vidas. Eles esperam que seus pais os sirvam, seus professores os sirvam, suas igrejas e pastores os sirvam, e muitos deles esperam que seus patrões os sirvam. E se eles não são servidos ou servidos de uma forma que eles querem, eles reclamam, eles têm um ataque de nervos, e em alguns casos, eles vão embora.
O cristianismo é o oposto disso. Somos chamados a servir uns aos outros. Aqui estão algumas lições que nos ajudarão a servir nossos irmãos e irmãs.
1. Servir com uma atitude humilde
No evangelho de João encontramos esta bela história quando Jesus lavou os pés dos apóstolos. “levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. João 13: 4-5.” As estradas antigas estavam empoeiradas e lavar o pé era uma cortesia comum. Normalmente, essa tarefa era realizada por um servo. Não tenho dúvida de que os discípulos estariam dispostos a lavar os pés de Jesus, mas lavar os pés dos outros discípulos seria uma admissão de inferioridade. Jesus simplesmente se humilhou e fez isso.
2. Servir sabendo quem você é
Às vezes não queremos servir porque pensamos que a atitude nos diminuirá. Nós nos sentiremos inferiores aos outros. Para Jesus era o oposto. Ele não teve problema em servir Seus discípulos porque Ele sabia muito bem quem Ele era. Este é o texto logo antes da lavagem dos pés dos apóstolos: “Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava,  João 13: 3.” Servir nosso irmão e irmã não deveria ser problema para nós se soubéssemos quem realmente somos.
3. Servir até aqueles que nos trairão
Devemos servir não só as pessoas de quem gostamos e das que gostam de nós, devemos servir a todos. Não se esqueça que Judas estava presente quando Jesus fez isso, e ele teve os pés lavados pelo Senhor. “Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos. Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? João 13: 11-12.”
4. Servir com amor
O apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gal. 5:13.” Ele está dizendo que a liberdade que temos é a de não fazer o que queremos, mas devemos usar nossa liberdade para servir uns aos outros em amor. Não se esqueça que a palavra servir aqui é a palavra escravo, e a palavra amor é a usada para identificar o amor sacrificial demonstrado por Jesus para conosco.
5. Servir tendo Jesus como nosso exemplo final
Como você pode ver, Jesus é o melhor exemplo de serviço. No evangelho de Marcos, lemos isto: “Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45.” E no livro de Filipenses Paulo escreveu um belo hino sobre a encarnação de nosso Senhor, e isto é o que ele tem a dizer sobre servir: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; Filipenses 2: 5-7.”
Uma vez que Jesus, que é Deus, serviu Seus discípulos e até mesmo aquele que o trairia, devemos seguir Seus passos e servir uns aos outros.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: