terça-feira, 30 de maio de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – orar uns pelos outros

Uma das coisas que aprendi em meu ministério é que as pessoas têm dificuldades, não só de falar em público, mas também de orar em público. Eu não sou diferente deles; pelo menos eu não era. Eu me lembro da minha primeira experiência de orar em público; foi assustador. Eu era um discípulo novo de Cristo e a mocidade da nossa igreja me convidou para uma conferência de jovens do Sínodo na capital do nosso estado. Tudo foi emocionante para mim. Eu não sabia que havia tantos jovens da minha idade, seguindo a Cristo e indo à igreja.
Então, decidi ir ao evento. Tivemos muitas reuniões, música, palestras, etc. Mas um dia eles organizaram um grupo grande em uma sala. Nós estávamos sentados em cadeiras em um grande círculo. De repente, o líder anunciou que eles teriam uma reunião de oração e todos teriam a oportunidade de orar, começando com a pessoa do lado dele e indo ao redor do círculo inteiro, e ele fecharia a reunião com a sua oração.
Fiquei petrificado e feliz ao mesmo tempo. Petrificado, porque eu nunca tinha orado em público e na frente de tanta gente; feliz porque eu estava perto dele, do lado oposto. Confesso que durante a reunião toda de oração eu não fui capaz de prestar atenção nas orações, eu tive um curso intensivo sobre a oração. Aprendi como as pessoas começavam a suas orações, quais eram as principais solicitações, ou expressões de louvor e gratidão, como eles usavam sua entonação e, o mais importante para mim naquele momento, como eles terminavam. Eu não preciso te dizer que quando chegou minha vez eu tinha uma boa oração para oferecer.
A Bíblia nos exorta a orar uns pelos outros: Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16.” Isto deve ser uma experiência muito importante e comum na vida da igreja.
Quando foi a última vez que alguém orou por você? Não estou falando de pessoas que oram por você dentro de seus quartos de oração, ou silenciosamente. Eu estou perguntando quando foi a última vez que alguém veio para você segurou as mãos ou colocou as suas mãos no seu ombro e fez uma oração em voz alta para você? E quanto a você? Você já fez algo assim para alguém?
A Bíblia nos encoraja a orar um pelo outro. Devemos desenvolver uma disciplina pessoal para orar por nossos irmãos e irmãs. Mas a Bíblia também nos encoraja a orar com o outro. Quando foi a última vez que você participou de uma reunião de oração? “Reunião de oração?” Sim, uma reunião onde as pessoas se reúnem SÓ PARA ORAR. Talvez para você isso pareça estranho. Sim, mas foi uma reunião comum na vida da igreja ao longo da história e ainda é em muitas partes do mundo hoje. As pessoas se reúnem em casas, igrejas, escritórios, até mesmo em público, como cafeterias e lanchonetes, para orar com e para o outro.
Eu aprendi logo no começo da minha jornada com Cristo a orar com outras pessoas e por elas. Eu também aprendi que a Bíblia é a melhor maneira de aprender a orar. Mas de uma maneira prática você vai aprender mesmo é com outras pessoas, até que você seja capaz de usar suas próprias palavras. Você não precisa ser um salmista para orar. Você só precisa amar o Senhor e amar seus irmãos e irmãs. Reunião de oração é como uma reunião de família, irmãos e irmãs falando com o Pai, pedindo as coisas para eles e para seus irmãos.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: