terça-feira, 9 de maio de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – Suportar um ao outro

“Eu não suporto esse irmão!”, “ela é insuportável, eu desisto!” Quantas vezes você já ouviu isso? Quantas vezes você já disse isso? Há irmãos e irmãs em nossas igrejas ou comunidades de fé que estão além da nossa capacidade de lidar ou de ter comunhão com eles. Nós  simplesmente não podemos.
Este tipo de atitude é responsável por muitas divisões no corpo de Cristo. Quantas igrejas começaram porque irmãos e irmãs não podiam suportar uns aos outros. Às vezes era um grupo ou facção que não podia viver com outro grupo e eles se separaram da igreja, deixando um rastro de destruição e animosidade para trás.
O problema não é apenas entre os irmãos, mas o mau testemunho para os de fora, que observam as pessoas que proclamam o amor a Deus e perdão, lutando entre si. Isso explica por que algumas pessoas não querem vir à igreja.
Há, pelo menos, três razões para suportar uns aos outros, aqui estão elas:
1. Nós todos somos parte da família de Deus – a primeira razão para suportarmos uns aos outros é porque nós somos membros da família de Deus. Nós fomos adotados nesta família maravilhosa. Escrevendo para os Efésios Paulo afirmou: com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2.” No contexto Paulo usa as palavras, “chamando”, “a unidade do espírito”, e “o vínculo da paz”. Estes termos nos dão a entender que somos parte do corpo de Cristo. Nós devemos ver os outros como membros do mesmo corpo, irmãos e irmãs, e por causa disso devemos suportar um ao outro.
2. Nós todos somos quebrados – é importante para nós entendermos e aceitarmos que, apesar de nós sermos remidos por Cristo e ser membros do seu corpo – a Igreja – nós ainda somos pecadores. Fazemos coisas que não devemos fazer. Irmãos e irmãs vão machucar uns aos outros, maltratar uns aos outros e vão dizer palavras que ofendem uns aos outros. É por isso que o apóstolo Paulo escreveu: “suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13.” Teremos de aprender a para pedir perdão e perdoar.
3. Nós todos estamos em níveis diferentes em nossa jornada com Cristo – finalmente, é preciso compreender que, na nossa caminhada com Cristo, estamos em níveis diferentes. Paulo, nas cartas aos Romanos capítulo 10 e na carta aos Coríntios capítulo 14, fala sobre as irmãos/irmãs maduros e irmãos/irmãs fracos. Ele tenta fazer os membros dessas igrejas entender que precisamos nos adaptar para que possamos viver com irmãos e irmãs que ainda não estão maduros. Na carta aos Gálatas ele escreve isto: “Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:1-2” aqui, ele usa o termo “espiritual” como sinônimo de maturidade. É importante entender que nem todos os membros da igreja estão no mesmo nível e por causa disso é que temos de suportar uns aos outros.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: