quarta-feira, 17 de maio de 2017

Um ao outro – viver em comunidade – confessar seus pecados uns aos outros

Matthew Henry escreveu: “a religião cristã é a religião dos pecadores, daqueles que pecaram e daqueles em quem o pecado em alguma medida ainda habita. A vida cristã é uma vida de contínuo arrependimento, humilhação e mortificação para o pecado, e de contínua fé, gratidão e amor para com o Redentor e a alegre e esperançosa expectativa do dia da gloriosa redenção, na qual o crente será totalmente e finalmente absolvido e o pecado abolido para sempre.” Em outras palavras: somos pecadores e teremos de lidar com o pecado pelo o resto de nossas vidas até o dia glorioso quando nosso Senhor nos chamará à sua casa eterna.
O conhecimento disto vai nos fazer compreender a importância do nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Somos quebrados, e no decorrer de nossas vidas nós vamos dizer e fazer coisas que não deveríamos. Nós ofenderemos, não só Deus, que é Puro e Santo, mas nós também ofenderemos as pessoas ao nosso redor, como as famílias, amigos, colegas, vizinhos e nossos irmãos e irmãs.
É importante nós entendermos que estas atitudes irão nos afetar, não só espiritualmente, mas emocionalmente e às vezes fisicamente. Pecado é doloroso não só para aqueles que sofrem, mas também para aqueles que o comete.
Se queremos viver em comunidade, teremos de aprender a consertar relacionamentos rompidos, causados pelo pecado. A Bíblia nos diz que o remédio é a confissão mútua. Precisamos admitir nossos pecados e nos arrepender. Isto é o que Tiago nos pede para fazer: “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16.”
Aqui estão alguns passos sobre a confissão que pode ajudá-lo em sua jornada:
1. Confesse seus pecados a Deus
Todo pecado é contra Deus em primeiro lugar. Toda vez que pecamos, nós pecamos contra Deus. Nós quebramos a Sua Lei. Confissão é o reconhecimento disto. Nós entramos na presença do Senhor e reconhecemos que Ele está certo, e nós estávamos errados.
2. Confesse para a pessoa que foi ofendida
Jesus disse que se nós pecamos contra um irmão ou irmã, que temos de ir, confessar e pedir desculpas a eles. Isto deveria ficar entre mim e meu irmão e irmã.
3. Confesse para a Igreja
Alguns pecados são públicos, e eles precisam ser tratados publicamente. No passado a pessoa que cometeu um pecado público iria até na frente da igreja e reconheceria o que ele ou ela tinha feito e pediria perdão. Às vezes, é apenas algumas pessoas ou um pequeno grupo que estava envolvido. A ideia é reconhecer na frente do grupo envolvido e pedir perdão.
4. Confesse para um líder espiritual ou um amigo maduro
Em alguns casos, fazemos coisas que são contra Deus, e precisamos de ajuda, ou lutamos em certas áreas da nossa vida. Nestes casos um líder espiritual ou um amigo maduro, confiável, alguém que poderia ouvir nossa confissão e nos ajudar em nossa jornada rumo à recuperação.
A Bíblia diz que quando confessamos nossos pecados uns aos outros, nós não só seremos perdoados, mas seremos curados. Nosso relacionamento com Deus e nossos irmãos e irmãs será restaurado. Isto é o que o Apóstolo João escreveu: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1João 1:9.”
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: