terça-feira, 23 de maio de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – Estimular um ao outro

“Politicamente correto” tem dominado a nossa sociedade nos últimos anos. Agora, precisamos ter muito cuidado, não só com o que fazemos, mas principalmente com o que dizemos. Mesmo em pequenos grupos, como família e igreja. A questão é até onde devo ir para desafiar ou incentivar meu irmão e minha irmã para fazer o bem e amar as pessoas? Em outras palavras, a se comportarem como verdadeiros cristãos.
Igreja deve ser um lugar onde possamos ficar confortáveis a desafiar e ser desafiado por nossos irmãos e irmãs. O autor da carta aos Hebreus escreveu isto: e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Hebreus 10:24.” Isto é o que o comentário do Expositor da Bíblia tem a dizer sobre a palavra “estimular”: “Estimular” traduz o vívido substantivo paroxysmos, usado na discordância “afiada” que separou Barnabé e Paulo em Atos 15:39; aqui tem uma conotação mais positiva, mas certamente mostra que o autor esperava que o “incentivo” seria estimulante e até confrontador ao invés de meramente reconfortante.”
Como você pode ver “estimular” é um estimulo forte. Quando foi a última vez que um irmão ou uma irmã veio para você e o desafiou a fazer o bem ou a ser mais amorosa/amoroso? As pessoas não fazem isso mais. Eles estão com medo que eles vão ofender os outros, que a pessoas saiam da igreja, ou que irão se machucar, etc. Como igreja temos a responsabilidade de fazer as coisas de forma diferente e também a viver um tipo diferente de vida. Quando não estamos fazendo isso é a responsabilidade de alguém da igreja vir até nós e nos estimular a comportarmos como um cristão.
Este tipo de estímulo não deve ser vil, mas deve ter a sua origem no próprio Deus. Isto é o que Paulo escreveu aos romanos: Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Romanos 15:5” Paulo está dizendo que esse estimulo deve vir de Deus. É um presente do Senhor. Nós não produzimos este estimulo. Quando usamos este incentivo as pessoas vão sentir, não a nossa força, mas o poder de Deus.
Nosso objetivo deve ser motivar nossos irmãos e irmãs para fazerem o bem, para amar e para vir à igreja. Eles precisam entender que não só Deus esperava isso deles, mas também a Igreja e o mundo. Essas ações fazem parte do nosso testemunho cristão. Eles são os meios para mostrar às pessoas onde está o nosso compromisso. Se alguém professa a fé cristã e não está disposto a fazer o bem, amar e ir à igreja dele ou dela, alguém deve confrontá-los e estimula-los naquela direção.
No próximo versículo o autor da carta aos Hebreus explica e expande o contexto e as razões para estimularmos uns aos outros: não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25.” O primeiro deles é que as pessoas tinham o hábito de não frequentar a igreja em uma maneira regular. A maioria deles tinha medo de perseguição. Mas o escritor acrescenta uma razão muito importante para nós fazermos isso, “o dia se aproxima”. A principal razão é que nosso tempo é curto. Não sabemos quanto tempo ainda temos e por causa disso nós devemos ser corajosos e em amor estimular um ao outro.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: