sábado, 27 de setembro de 2025

O que mais você precisa para acreditar? - Parte 2

Um dos maiores desafios que nossa geração enfrenta é crer. Estamos testemunhando os dois extremos do espectro. Temos pessoas que acreditam em tudo e pessoas que não acreditam em nada. 

A parte interessante é que algumas pessoas têm essas crenças opostas em suas vidas. Eles continuam indo e vindo em suas crenças. Dependendo da circunstância, eles acreditam em uma coisa e, dependendo de outras circunstâncias, acreditam em algo totalmente diferente. Eu sei, é um pouco complicado e na maioria das vezes frustrante, porque nunca sabemos no que a pessoa realmente acredita.

Isso acontece porque a pessoa não tem uma base sólida para suas crenças. Seu conjunto de crenças é muito fluido e pode mudar a qualquer momento por qualquer motivo.

Ao falar sobre a vida após a morte, é importante ter nossa fé correta. Este é um dos temas sobre os quais não podemos ter dúvidas, pois não teremos a oportunidade de retificá-lo se estivermos errados. Por isso, precisamos de uma base sólida.

1 – O Testemunho das Escrituras

Em João 20: 24-31 e na carta de Paulo à igreja de Corinto, encontramos o primeiro testemunho sobre Jesus e Sua ressurreição, O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS.

Isto é o que Paulo escreveu aos coríntios em sua primeira carta:

“1 Coríntios 15:1 irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais;

1Cor. 15:2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.

1Cor. 15:3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

1Cor. 15:4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” 

Neste texto, temos a mensagem do Evangelho em poucas palavras. É nisso que acreditamos e é isso que devemos pregar.

Em todas as afirmações que Paulo menciona: “segundo as Escrituras”. Isso é importante, porque para eles, o povo judeu, tudo deve estar de acordo com as Escrituras para ter valor real.

Quão confiável é a Bíblia? Essa é uma pergunta válida. Aqui está algo que pode nos ajudar a definir isso. No Antigo Testamento há mais de trezentas referências ao Messias que foram cumpridas em Jesus. De acordo com Josh McDowell, existem 61 grandes profecias que foram cumpridas em Jesus.

Vamos colocar esse número em perspectiva, um cientista escolheu 8 profecias e, usando o método científico, descobriu que a probabilidade de um homem ter vivido até o presente e cumprido todas as oito profecias é 10 elevado à 17ª potência. Isso seria 1 em 100.000.000.000.000.000.000 (17 zeros após um).

Esse número nos faz pensar na inspiração das Escrituras por Deus. Se os profetas escrevessem, sem qualquer influência divina, suas chances das profecias serem cumpridas em um homem seriam de 10 elevado à 17ª potência. Esses números por si só seriam suficientes para provar que Deus inspirou a escrita dessas profecias.

Mas, infelizmente, o testemunho das Escrituras por si só não é bom o suficiente para convencer algumas pessoas de que Jesus ressuscitou dos mortos. Eles precisam de outra coisa, mais provas. Espero que você não esteja nesse grupo.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: