Tomé o incrédulo, o apóstolo que questionou a ressurreição de Jesus, porque não o viu no domingo de Páscoa, nos ajuda a entender a mentalidade de muitas pessoas que têm problemas em acreditar que Jesus ressuscitou dos mortos.
Você pode ler essa história em JOÃO 20: 24-31. A questão é: o que mais você precisa para acreditar que Jesus realmente voltou dos mortos? Aqui está outra razão para acreditar.
2 – O Depoimento das Testemunhas Oculares
Sim, o próximo depoimento é das testemunhas oculares. Em nosso texto, vemos a experiência de Tomé. Ele foi o único que não viu Jesus na primeira reunião. Isso nos diz algo sobre a falta do serviço. Às vezes você não está lá e Jesus aparece.
Isto é o que Paulo escreveu aos coríntios:
“1 Coríntios 15:5 E apareceu a Cefas e, depois, aos doze.
1Cor. 15:6 Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.
1Cor. 15:7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos
1Cor. 15:8 e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.”
Paulo informou aos crentes coríntios sobre o número de pessoas que viram Jesus após Sua ressurreição. Um dos números é surpreendente, “mais de quinhentos irmãos de uma só vez”. Isso cortou a teoria da alucinação.
Jesus apareceu a diferentes tipos de pessoas, mulheres, homens, educados, pobres, jovens e velhos. Se Jesus não ressuscitou, por que essas pessoas inventariam essa história? O testemunho dessas pessoas é um argumento muito forte para a ressurreição de Jesus.
A. Primeiro, a transformação de seguidores assustados e tímidos antes de sua ressurreição em ousados e dispostos a morrer por isso. Em nosso texto ainda vemos os discípulos com a porta fechada, com medo dos líderes. E depois de verem Jesus, começaram a pregar em lugares públicos. Essa mudança é fruto da ressurreição de Jesus.
B. Por que os discípulos estavam dispostos a ser torturados e mortos por uma mentira conhecida? Os discípulos não ganharam dinheiro com essa história; eles fizeram inimigos. Desde que começaram, foram ameaçados, presos, torturados, apedrejados, crucificados e mortos de muitas outras maneiras. Por que uma pessoa estaria disposta a sofrer essas coisas por uma mentira?
C. Por que eles inventariam a história da ressurreição se Jesus acabou sendo uma fraude? Se Jesus não ressuscitou, foi porque Ele não era quem dizia ser. Isso é simples. Ele era uma fraude; Ele não era o Messias que eles esperavam. Se isso fosse certo, por que os discípulos inventariam essa história, colocariam suas vidas e as vidas de suas famílias em perigo?
Mas mesmo com seus testemunhos e todas as outras testemunhas que se sacrificaram por essa crença, algumas pessoas ainda não conseguem acreditar que Jesus ressuscitou dos mortos.
Resta mais um testemunho que pode fazer toda a diferença...
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário