No Evangelho de João, capítulo 20, temos a conhecida história de Tomé, apelidado de “Tomé o Incrédulo”. Tomé resistiu a acreditar que o Senhor estava vivo. Ele queria provas, queria ver e tocar o Senhor para ter certeza.
Aqui está a conversa com os discípulos: “João 20:25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.”.
Infelizmente, Tomé não é a exceção, muitas pessoas querem ter provas de que Jesus ressuscitou dos mortos. Em nossos últimos artigos, aprendemos que há o testemunho das Escrituras e as testemunhas oculares. Hoje, veremos mais um testemunho. O mais importante.
3 – O Testemunho do Espírito
É o testemunho do Espírito Santo. Esse é o melhor e o único que realmente funcionará.
Posso citar todos os cientistas e filósofos para você; posso trazer todas as testemunhas oculares para falar com você, e as pessoas ainda não acreditarão que isso aconteceu.
A Teologia Reformada tem algo que é chamado de “Chamado Eficaz, ou Chamado Irresistível”. É a obra do Espírito Santo trazendo ao coração de alguém a verdade do Evangelho.
Nesse processo, o Espírito Santo aplicará as obras de Jesus Cristo na vida daqueles que crerem, capacitando-os a aceitar a Cristo e Suas obras.
É sobre isso que Paulo e Pedro escreveram em suas cartas:
“2Tessalonicenses 2:13-14 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.”
“1 Pedro 1:1-2 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.”
Em outra carta, Paulo, escrevendo aos Romanos, diz o seguinte:
“Romanos 8:11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”
“Rom. 8:16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Este é o testemunho do Espírito; Ele nos fará saber que somos filhos de Deus.
Se o Espírito de Deus não tocar seu coração e convencê-lo sobre a encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus, você não será capaz de acreditar e aceitar.
Você pode frequentar a igreja quantas vezes for possível, mas não será capaz de entender e assimilar todas as coisas que está ouvindo no púlpito e nas aulas bíblicas.
É o testemunho do Espírito em seu coração que o capacitará a crer em Deus e em Cristo.
Toda Páscoa celebramos a ressurreição de Jesus. Mas a vida de Cristo deve ser celebrada todos os dias em nossas vidas.
Minha oração e desejo é que você aceite os testemunhos das Escrituras, das testemunhas oculares e do Espírito Santo, e realmente creia em Cristo, em Sua encarnação, vida, morte e ressurreição.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário