Em outubro, celebramos o aniversário da Reforma, a Reforma Protestante. Por causa disso, daremos uma olhada nas "Cinco Solas" da Reforma. O primeiro será "Sola Scriptura", que significa "Somente a Escritura".
No mundo havia e ainda há muitas fontes de autoridade onde vamos aprender sobre a vida, o universo e as verdades espirituais.
Os reformadores permaneceram firmes em apenas um fundamento, as Escrituras. Os reformadores acreditavam que existem duas revelações: a revelação geral e a revelação especial. A Revelação Geral é aquela que nos fornece o conhecimento de que Deus existe. Também é geral, por causa do público. Esta Revelação, através da natureza, é universal.
A Revelação Especial é encontrada nas Escrituras.
A BÍBLIA É A ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA.
"As Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, tendo sido dadas por inspiração de Deus, são a regra toda-suficiente e única de fé e prática, e juiz de controvérsias."
O texto de 2 Timóteo 3: 14-17 é rico em ensinamentos sobre a Escritura e sua importância para nossa vida. Vejamos alguns deles:
1 – Conhecer Deus
Se existe um Deus, e Ele nos criou, seria muito difícil imaginar que Ele se comunicou conosco?
Se o fizesse, seria muito difícil imaginar que Ele faria isso de uma maneira que pudéssemos entender?
A Bíblia é a maneira que Deus decidiu REVELAR-SE.
Quem Ele É – É na Bíblia que aprendemos quem é Deus, Seu Caráter, Seu amor, Sua misericórdia, Sua soberania, sabedoria, etc.
O que Ele fez – É na Bíblia que aprendemos sobre os feitos de Deus, Suas ações e Suas obras. Se você quer saber o que Deus fez, você tem que vir para a Escritura e aprender.
Sua Vontade – Finalmente, é na Bíblia que aprendemos sobre a vontade de Deus, o que Ele deseja, o que Ele quer de nós. É na Bíblia que descobrimos Seus planos para o universo e para cada um de nós.
2 – Conhecer a nós mesmos
Agora, outra informação que aprendemos com as Escrituras e somente com as Escrituras é sobre nós mesmos. A verdadeira história humana é descrita com detalhes para que todos saibam.
Nossa origem – Na Escritura aprendemos sobre a criação. Como tudo começou, como fomos criados e como tudo era perfeito. Os seres humanos foram criados à imagem e semelhança do próprio Deus.
Nossa queda – A próxima coisa que aprendemos sobre nós mesmos é como nossos antepassados erraram, como infringiram a lei e deixaram o pecado neste mundo. Também aprendemos que todo o universo sofreu com sua decisão.
Nosso estado - Finalmente, aprendemos que, por causa da decisão deles, todos nós, não apenas alguns de nós, estamos sob condenação. Estamos condenados. Não aprendemos isso em nenhum outro lugar.
3 – Conhecer sobre a Salvação
Mas é na Escritura, e somente na Escritura, que aprendemos sobre nossa salvação e nossa redenção.
A ação de Deus – É na Escritura que aprendemos o que Deus fez para nos salvar. Aprendemos sobre Seu plano antes da fundação do mundo. Aprendemos sobre o plano de enviar Seu Filho para morrer por nós.
Nossa resposta – É na Escritura que aprendemos sobre o que devemos fazer com esse conhecimento. Aprendemos sobre o Espírito Santo e Sua obra em nós, capacitando-nos a responder à salvação realizada por Cristo.
Nossa Nova Vida – E, finalmente, é na Escritura que aprendemos sobre nossa nova vida em Cristo. Aprendemos como devemos viver, as novas mudanças em nossas vidas, a nova realidade que agora experimentamos em Cristo.
As perguntas importantes são: Quando você precisa saber sobre Deus, sobre si mesmo e sobre a salvação, para onde você vai? Quem/o que tem a palavra final sobre o assunto? Você tem certeza absoluta?
Você concorda com os reformadores nesta verdade: Sola Scriptura?
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário