sábado, 20 de setembro de 2025

O que mais você precisa para acreditar? – Parte 1

No Domingo de Páscoa, o cristianismo em todo o mundo celebra o evento cristão mais importante. A ressurreição de Jesus é a marca que valida nossa fé.

No Evangelho de João, temos uma história interessante sobre a ressurreição. É a história de Thomas. Você pode encontrar essa história em João 20: 24-31. Tomé não estava lá no primeiro domingo em que Jesus apareceu aos Seus discípulos. Em vez de acreditar, ele pediu provas de Sua ressurreição.

O problema hoje é que vivemos em um mundo pós-moderno, e um de seus princípios é:

“7. A Rejeição da Razão - A razão é jogada fora e, portanto, não há realmente nenhuma base para debate. A realização vem de submergir o eu no grupo maior e desenvolver uma abertura radical à existência, recusando-se a impor ordem à vida.”

Quando eu estava terminando meu doutorado, um dos meus professores estava falando sobre o pensamento pós-moderno e ele nos disse: “Eu gosto da ideia pós-moderna, mas não quero que meu cirurgião seja um pós-moderno, quero que ele seja moderno.”

A mentalidade moderna é preto e branco, certo e errado. A maioria de nós defende esse tipo de filosofia. O pós-modernismo é mais fluido, muita área cinzenta, então você não pode ter certeza de nada, e vale tudo.

O desafio que enfrentamos com essa atitude é que queremos ser pós-modernos, mas não queremos que nosso arquiteto, ou cirurgião cardíaco ou neurológico pense assim. 

Então queremos ler o Evangelho com uma lente pós-moderna, e isso complica a coisa toda.

Acabamos com muitos cristãos e membros da igreja que não têm certeza se o Evangelho é verdadeiro ou não, mas tudo bem, não importa muito, o importante é acreditar, ter fé; não importa em quê ou em quem. Uma das palavras que definem o pós-modernismo é TANTO FAZ.

Quando chegamos ao cristianismo, a ressurreição de Cristo é crucial para toda a nossa fé. Sem ressurreição não há cristianismo. Assim escreveu o apóstolo Paulo aos coríntios:

“1 Coríntios 15:14-19 

“[14] E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; [15] e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. [16] Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. [17] E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. [18] E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. [19] Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”

Para Paulo, se não há ressurreição, nossa pregação é inútil, nossa fé é inútil e fútil, nos tornamos falsas testemunhas, ainda estamos em nossos pecados e não há esperança para nós e para nossos entes queridos que morreram. Por causa disso, somos as pessoas mais infelizes do mundo.

Mas mesmo que existam algumas pessoas que não acreditam, não podem acreditar ou lutam para acreditar. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês algumas razões para acreditar em Cristo e em Sua ressurreição.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: