quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – seja bondoso e gentil para com outras pessoas

Estamos vivendo em um tempo quando as emoções estão à flor da pele. Estamos vendo pessoas expondo-se da pior maneira possível. As pessoas estão simplesmente sendo malvadas. Parece que a Internet deu um megafone para essas pessoas e agora elas podem manifestar quem elas realmente são, sem a necessidade de esconder seu verdadeiro caráter. O pior é que elas se sentem bem vomitando essas palavras más por todo o lado, não se preocupando com quem irá ler. Estamos testemunhando um pouco de tudo, de falsas notícias até ao “bullying”.
Há alguns dias, eu vi algumas pessoas postando algo muito estúpido no Facebook, e fiquei muito tentado em escrever algo para que elas soubessem quão estúpidas e cegas elas eram. Graças a Deus, escrever em outra língua é um grande desafio para mim. Assim sendo, enquanto eu estava concatenando os meus pensamentos para responder a elas, eu tive tempo para perceber que não ia adiantar nada, eu simplesmente seria tão mau como elas estavam sendo, e eu realmente não precisava fazer isso. Este é um dos benefícios de ter o inglês como segunda língua. Mas a tentação estava lá, e fiquei muito chateado.
Ser uma pessoa “legal”, eu não sei se este termo ainda é usado, senão, ser uma pessoa bondosa tornou-se algo fora de moda. No Novo Testamento, temos três palavras que significam ser bondoso. Uma significa ser gentil e benevolente. Esta é a palavra que encontramos neste texto: “Colossenses 3:12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de BENIGNIDADE, humildade, mansidão, longanimidade,”
Uma outra significa bom e positivo. Entre outros textos, encontramos essa palavra aqui: “Romanos 15:2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é BOM para edificação.”
Finalmente, temos a palavra gentil ou brando. Aqui estão os textos: “1Tessalonicenses 2:7 antes nos apresentamos BRANDOS entre vós, qual ama que acaricia seus próprios filhos.” e “2Timóteo 2:24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser BRANDO para com todos, apto para ensinar, paciente;”
Como você pode ver os seguidores de Cristo devem ser bons para com as outras pessoas. Devemos ser bons primeiramente para com o nosso próximo. Isso inclui todas as pessoas ao nosso redor. Isso não significa só a nossa família, os membros da nossa igreja, ou as pessoas que têm a mesma visão política que temos.
Ser bondoso e gentil também envolve palavras e atos. Se alguém à nossa volta precisa de ajuda, não importa quem ela seja, a cor da sua pele, sua condição social ou filiação política, nossa obrigação é ser bondoso, gentil e fazer algo para ajudá-la.
Finalmente, precisamos ser bondosos o tempo todo. Eu sei que este é um grande desafio para muitos de nós. Ser bom, amável e gentil deve fazer parte do nosso caráter como discípulos de Cristo. Paulo inclui bondade como um dos elementos do Fruto do Espírito (Gálatas 5:22). Também não podemos esquecer que nós representamos o Reino de Deus aqui na terra e para o nosso próximo. A Bíblia nos chama de embaixadores (2Coríntios 5:20). Portanto, devemos nos disciplinar e fazer todo esforço para sermos gentis e bondosos com outras pessoas.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: