terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – trabalhe no seu temperamento

Há uma canção brasileira muito conhecida que foi o tema de uma novela famosa no Brasil. A música se chama: "Modinha Para Gabriela" de Gal Costa. O refrão da música é assim:
“Eu nasci assim,
eu cresci assim
Eu sou mesmo assim
Vou ser sempre assim
Gabriela, sempre Gabriela”
Soa como alguém que você conhece, talvez um colega, um amigo, um parente ou você mesmo? Muitos de nós que lutam com o nosso temperamento na maioria das vezes usam algo como esta música como uma desculpa: “Eu sou assim,” ou “Eu nasci assim,” alguns vão ao extremo adicionando “e eu não vou mudar”
O significado da palavra temperamento é: “um estado particular da mente ou sentimentos, um hábito mental, especialmente no que diz respeito a irritabilidade ou paciência, explosões de raiva ou algo parecido; disposição, cabeça quente ou paixão, mostrados em explosões de raiva, ressentimento, etc."
O cristão deveria ter o seu temperamento sob o controle do Espírito Santo. Não estou dizendo que vai ser fácil, mas é uma jornada que cada um de nós deve fazer. A Bíblia conta histórias de algumas pessoas com problema de temperamento. Saul (1Sam. 20:7) era um deles; violência sempre esteve presente quando ele perdia a paciência. Ele tentou matar Davi varias vezes.
Outro exemplo é um profeta, Jonas (Jonas 4:9). Depois de ver Deus ser misericordioso com Nínive, ele perdeu a cabeça por causa de algo insignificante, uma planta. Aquela pobre planta foi a gota d’água. Também temos um dos amigos de Jó (Jó 32:2), que perdeu a paciência com o Jó, embora ele soubesse que Jó estava passando por um momento terrível em sua vida.
Como você pode ver, entre outros, temos um rei, um profeta e um amigo com um problema de temperamento. Isso significa que nós não somos imunes a ele. Por causa disso, eu gostaria de sugerir alguns passos para ajudar você ou alguém que você conhece a controlar o seu temperamento.
O primeiro passo é reconhecer que você tem um problema com o seu temperamento e que você tem pavio curto. Isso não é difícil de descobrir, mas é difícil de aceitar como um problema. Sempre encontramos algo e alguém para culpar.
O segundo passo é deixar o Espírito de Deus e a Sua Palavra trabalhar no seu temperamento. Deus te conhece e Ele está interessado em transformar você, e isso inclui o seu temperamento. Sim, Deus pode mudar o seu temperamento; Você só precisa deixá-lo fazer isso. Estudo da Palavra e oração devem ser uma parte crucial deste regime.
O terceiro passo é pedir ajuda e orações de seus amigos. Se você reconhece que tem problema, compartilhe com alguém que você confia e peça para ele ou ela orar por você e com você. Não podemos ir sozinhos nestas batalhas.
O quarto passo é encontrar situações onde é fácil para você perder o seu temperamento e evitá-las. Você sabe quando a conversa está indo em uma direção que será difícil de controlar, não levantar a voz, ou não dizer algo que você vai se arrepender mais tarde. Simplesmente pare e diga que você vai voltar a esse tópico em outra ocasião, peça licença, ou mude de assunto. Planeje uma rota de fuga, assim sendo você não será pego de surpresa.
Finalmente, reconheça quando você fizer algo errado e peça desculpas. Não se envergonhe de dizer às pessoas que você está trabalhando no seu temperamento, mas você ainda não está lá. Evite arrumar desculpas para suas explosões; e diga, “me desculpe, por favor me perdoe.”
Lembre-se, esta é uma jornada de vida. Você terá que controlar seu temperamento toda a sua vida.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: