quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – guarde seus pensamentos

“Como se pudéssemos!”, você diria. Alguns pensamentos nós podemos controlar, mas alguns estão longe do nosso alcance. Alguns cientistas acreditam que cada pessoa tem uma média de entre 60.000-80.000 pensamentos por dia. Isso é uma quantidade muito grande de pensamentos. Se você tem uma média de 70.000 pensamentos por dia, você tem cerca de 3000 por hora ou 50 por minuto, quase um por segundo.
Noventa e cinco por cento deles nós repetimos todos os dias; eles são os mesmos. Mas o mais interessante é que 80% desses pensamentos habituais são negativos. Nosso cérebro é programado para prestar mais atenção às experiências negativas do que as positivas. Isso não é totalmente ruim; eles nos servem muito bem para a sobrevivência.
O dicionário Merriam-Webster define o pensamento como: “uma ideia, plano, opinião, imagens, etc., que é formada em sua mente, algo que você pensa, o ato ou processo de pensamento, o ato de pensar cuidadosamente sobre os detalhes de alguma coisa.” O desafio para nós é quando você adiciona à mistura a nossa natureza pecaminosa, corrompida pela rebelião contra Deus e sua lei. Isso muda tudo. O Salmista escreveu: “Salmo 10:4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus.” Deus não faz parte de nossos pensamentos naturais. A ideia de um ser Superior, que sabe tudo e dita regras para nossas vidas, não é bem-vinda em nossas mentes. Nós queremos ser Deus, nosso próprio Deus. Nós queremos ditar as regras para nossas vidas e se possível para as vidas de todos os outros.
É por isso que precisamos guardar nossos pensamentos. Aqui estão algumas sugestões de como fazer isso:
1. Reconheça que seus pensamentos não são os pensamentos de Deus. Isto é o que disse o Senhor a Isaías: “Isaias 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” Devemos entender e aceitar que não temos esses bons pensamentos naturalmente em nossas mentes. Eles estão longe de nós.
2. Entenda que Deus sabe tudo, inclusive seus pensamentos. Isso é o que o Salmista escreveu: “Salmo 139.2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.” Deus conhece cada pensamento que passa pela nossa cabeça. Não importa seu tamanho ou importância. Em outro lugar, o salmista disse: Salmo 94:11 ... o Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.”
3. Peça ao Senhor para ajudá-lo a controlar os seus pensamentos. Esta é uma luta árdua. Nós não temos nenhuma chance de ganhar com os nossos próprios esforços. Precisamos de ajuda, muita ajuda. Isto é o que Davi escreveu: “Salmo 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” Davi usa a “meditação do meu coração” como uma expressão de seus pensamentos. Ele está pedindo a Deus para fazer seus pensamentos agradáveis a sua vista.
4. Finalmente, alimente sua mente com coisas positivas. Vivemos em uma época quando a informação e desinformação domina nossas vidas. Nós somos bombardeados o tempo todo com coisas ruins. Isto explica porque é tão difícil guardar nossos pensamentos. Paulo escreveu: “Filipenses 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Coloque coisas boas em sua mente, leia e medite nas Escrituras, leia um bom livro, assista um bom filme (boa sorte). Aja intencionalmente para nutrir seus pensamentos com coisas boas e honradas. Isso fará uma grande diferença na sua vida.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: