quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Servos desconhecidos - quatro leprosos que salvaram uma cidade

Não sabemos os nomes deles, mas sabemos que eles eram leprosos e salvaram Samaria. A história que encontramos no livro de 2 Reis, capítulo 7 é uma história muito interessante. O rei da Síria ou Aram cercou Samaria, a capital de Israel, ou o Reino do Norte. A intenção do cerco foi para evitar uma guerra. Isso levaria a população aos extremos da fome e sede e eles eventualmente iriam capitular sem lutar.
Chegou ao ponto que todo mundo estava desesperado, incluindo as pessoas e o rei. Eles estavam tão desesperados que canibalismo estava começando a acontecer. Foi neste ponto que o profeta Eliseu disse que Deus iria ajudá-los. E Deus assim o fez. A Bíblia diz que o Senhor fez com que o exército Arameu ouvisse o som de carruagens e cavalos, o som de um grande exército. Os arameus entraram em pânico e fugiram, deixando tudo para trás.
Enquanto isso, no portão da cidade, havia quatro homens com lepra. Eles não podiam ficar na cidade por causa da sua doença, assim sendo eles foram forçados a permanecer do lado de fora do portão. Neste momento eles tiveram uma ideia. Eles decidiram ir para o acampamento arameu e pedir ajuda. Eles concluíram que iriam morrer de qualquer forma, se eles ficassem eles morreriam de fome, ou se eles fossem eles poderiam morrer pela espada. Então eles decidiram ir.
Quando eles chegaram, eles não viram nenhum soldado, apenas o acampamento vazio. Eles comeram, beberam e pegaram algumas coisas para si mesmos. Mas finalmente eles se lembraram da situação da cidade. Mesmo que as pessoas da cidade os tenham rejeitado não era justo deixá-los morrer. Aqui está o belo texto da Bíblia sobre esse momento: "Então eles disseram um ao outro, “Então disseram uns aos outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nós nos calamos. Se esperarmos até a luz da manhã, algum castigo nos sobrevirá; vamos, pois, agora e o anunciemos à casa do rei. 2Reis 7:9.” Eles voltaram para a cidade e anunciaram o que viram. O povo saiu pelos portões, foi para o acampamento e o saqueou.
Esta história tem muitas lições significativas para nós, e eu gostaria de compartilhar apenas algumas com você. A primeira é a ajuda vinda de uma fonte inesperada. A cidade estava esperando que Deus os ajudaria enviando um exército mais forte do que os arameus, mas alguns leprosos? Sim, Deus às vezes usa o inesperado para nos ajudar. Eles nunca pensaram que os leprosos iriam salvar a cidade. Quantas vezes na sua vida Deus te ajudou por meio de pessoas desconhecidas e de forma inesperada? Essa é a beleza da providência.
A segunda lição é sobre a ajuda que vem dos rejeitados. Todos nós sabemos que a hanseníase (lepra) era tratada a sério naqueles tempos. Pessoas com essa doença não eram autorizadas a entrar em cidades, ou mesmo estar perto de pessoas. Eles tinham que viver fora da sociedade. Esses quatro leprosos estavam do lado de fora do portão. Eles foram rejeitados pela cidade, mas apesar disso, eles mostraram mais compaixão para a cidade do que a cidade mostrou para eles.
Deus em sua graça e misericórdia às vezes vai usar pessoas que rejeitamos para nos ajudar e não só isso, às vezes, Ele nos usará para ajudar as pessoas que nos rejeitaram. Isto é precisamente o que Jesus pediu a seus discípulos para estarem prontos a fazer.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: