terça-feira, 8 de novembro de 2016

Servos desconhecidos - o revolucionário que se tornou um apóstolo

Como Jesus poderia chamar alguém como Simão o Zelote para fazer parte dos doze apóstolos? Foi o primeiro pensamento que vem à minha mente quando eu li a lista dos Apóstolos. Eu sei que o grupo incluiu algumas pessoas que nunca entrariam na lista de Apóstolos, pelo menos na minha. Temos pescadores; temos um coletor de impostos; e outros menos conhecidos, mas um fanático? Isso é demais. Ele simplesmente não se encaixa no grupo. Seu antecedente é o oposto de tudo o que pensamos que Jesus defendia.
Para você ter uma ideia, o nome de Simão é mencionado apenas quatro vezes no Novo Testamento inteiro, e cada referência é seguida com o substantivo Zelote. Além disso, não sabemos nada sobre ele. De acordo com dicionários bíblicos, os Zelotes eram uma facção conhecida por sua defesa feroz do ritual Mosaico. Eles eram fanáticos defensores da teocracia, tomando vingança sobre quem o fraudasse. Eles eram um bando de guerrilha de camponeses judeus, um segmento que tentou derrubar o controle externo sobre a Palestina, particularmente o controle Romano. Estes fanáticos muitas vezes recorreram a medidas extremas para realizar sua tarefa. Eles eram revolucionários contra o recenseamento de tributação, e eram considerados a ala radical dos fariseus. Eles estavam dispostos a lutar e morrer por essa crença. Para eles patriotismo nacionalista e religião eram inseparáveis.
Como você pode ver, Jesus decidiu chamar Simão o Zelote para ser um apóstolo, e tanto quanto sabemos ele se tornou um apóstolo fiel. A tradição da igreja nos diz que ele propagou o Evangelho no Egito como missionário e foi martirizado na Pérsia. Há algumas lições que aprendemos com este Apóstolo desconhecido.
A primeira é que a graça de Deus não pode ser bloqueada por nossa mentalidade tacanha. Jesus correu um risco grande mas calculado com o Simão. O coração fanático de Simão foi tocado intensamente e conquistado pela sua graça. Com Simão, aprendemos sobre o poder da graça de Deus, o poder de mudar corações e mentes.
A segunda lição é sobre “Fanático e fanático”. A palavra Zelote significa: entusiasta, aderente, que tem os sentimentos ou atitudes de profundo compromisso com uma pessoa ou causa. A palavra Zelote pode tecnicamente se referir a uma pessoa que pertencia a um grupo judeu nacionalista que procurava independência de Roma. Simão era um “fanático”, que tornou-se um “fanático” por Cristo, eles não estão dispostos a matar, mas estão dispostos a morrer por seu Senhor e seu Evangelho.
A terceira lição que aprendemos com ele é que ele estava disposto a humilhar-se e submeter-se a Jesus. Para um homem acostumado a estar no comando e ter o controle, e que estava pronto para usar a violência, esta foi uma grande mudança. Claro que  Simão não seria capaz de fazê-lo sem o trabalho do Espírito Santo. Nenhum de nós pode, mas sua resposta a essa influência é notável. O Reino e seu Rei eram mais importante para ele do que qualquer outra coisa.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: