quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A manhã está mais perto do que você pensa

O Salmista escreveu: “A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim, mais do que os guardas pela manhã. Salmo 130:6.” O escuro da noite é comparado muitas vezes com medo. Dentro de nós há uma rejeição natural à escuridão, simplesmente não gostamos de escuridão. Escuridão traz o desconhecido, é um lugar onde não podemos ver. Nos sentimos inseguros.
Ela também traz o desespero. Às vezes a noite representa o desespero e também dúvidas. É durante tempos de escuridão que vemos nossa esperança ir embora. Nós começamos a duvidar de nós mesmos, nossa família, amigos e, finalmente, de Deus. Porque está escuro, pensamos que tudo está perdido e não há nenhuma maneira de escapar.
Muitas pessoas chegam a este ponto quando suas finanças desmoronam. Outros chegam a este ponto, quando suas famílias começam a desmoronar. Mas a maioria de nós enfrentamos a noite no interior dentro de si mesmos. É quando suas almas estão no escuro. Ninguém pode ver, não há sinais externos, mas pouco a pouco a sombra começa a se intensificar e a escuridão toma conta. Este é o momento quando a fé é questionada e a graça de Deus, Sua misericórdia, e poder parece indisponíveis. Quando alguém chega a este ponto, eles estão prontos para desistir.
O salmista mencionado acima estava passando uma noite terrível, escura e longa. Ele está esperando pela manhã. Mais do que isso, ele anseia pela manhã, mais do que os vigias. Algumas pessoas estão neste momento em suas vidas. Elas precisam da manhã mais do que qualquer outra coisa. Elas anseiam desesperadamente pela luz, e elas estão chegando ao ponto de desistir.
Talvez você ou alguém que você conhece esteja passando por uma noite. As coisas são escuras, e a saída não está à vista. Lembre-se de que você não está sozinho. Há pessoas que se importam com você e que pode ajudá-lo nesta situação. E não se esqueça que Deus, através de seu Espírito, está com você. Jesus chamou o Espírito Santo de “parakletos”, que significa: “conselheiro, intercessor, auxiliar, um que incentiva e conforta.” A palavra significa literalmente, “aquele que fica ao lado”. Sim, o Espírito de Deus está ali com você.
Sabendo disto pode te dar um empurrão a mais para esperar pela manhã. Quando você sabe que Deus é misericordioso e poderoso, e Ele está ali com você, você será capaz de aguentar um pouco mais e ver a manhã chegar. O salmista coloca desta forma: ... O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. Salmos 30:5.” Esta é a atitude que devemos ter, sabendo que a noite pode ser dolorosa, mas a manhã trará alegria.
Provavelmente a melhor pessoa para falar de trevas, sofrimento e desespero é o profeta Jeremias. Ele era um profeta do Antigo Testamento. Ele é chamado de o "Profeta chorão". Destruição, morte e desespero foram as marcas do seu tempo. Ele escreveu um livro chamado lamentações. O título do livro explica o conteúdo. Ao longo do livro ele chora por causa da situação de Jerusalém e seu povo, mas no capítulo três, encontramos uma centelha de esperança, uma esperança que iria sustentá-lo pelo resto da noite: “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele..." Lamentações 3:22-24."  
Meu irmão e irmã, apesar de sua noite estar sendo longa, dolorosa e escura, a manhã está chegando, e está vindo mais cedo do que você pensa. Agarra nas promessas e na presença de Deus e Ele te ajudara até ao amanhecer.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: