terça-feira, 1 de março de 2016

Quando Deus diz: Mude!

Estamos vivendo no meio de um enorme deslocamento de população. As pessoas estão mudando em grande escala, que é causada por necessidade e facilidade. Quando as pessoas precisam de melhores empregos e uma vida melhor, elas mudam. Facilidade porque agora temos boas estradas, bons carros, transporte acessível, e isso torna mais fácil para as pessoas mudarem. Entre 1991 e 2001, mais de 151 milhões de americanos mudaram de um condado para outro (36% das mudanças).
Mas há outra causa. É quando Deus diz: mude! Na Bíblia encontramos o povo de Israel caminhando para a terra prometida, e Deus, usando uma nuvem, para dizer a eles quando mudar e quando parar. Aqui está o texto:
“No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo. Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo. Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam. Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados. Números 9:15-18.”
Deus era o que ditava quando parar e quando mover. Os Israelitas tiveram que lidar com muitos desafios nesse processo. Como os israelitas, nós também temos que lidar com muitos desafios em nossas vidas, quando Deus nos diz: mude!

1. Lidando com a espera - o primeiro desafio é o tempo de espera. Queremos ir logo que possível. Nós somos a geração do "agora", e a espera é um grande desafio para nós. Confiar em Deus e depender de seu sustento é essencial durante este tempo.

2. Lidando com as acomodações temporárias - o segundo desafio que temos de lidar é a incerteza dos ajustes temporários. Os Israelitas tiveram de lançar suas tendas e viver naquele lugar, algumas vezes por alguns dias, um mês ou um ano. Eles não podiam fazer planos permanentes, porque a qualquer momento Deus poderia dizer: mude!

3. Lidando com medos - o terceiro desafio que tiveram de lidar foi seus medos. Eles estavam vagando no deserto, então era compreensível que eles tivessem medo. Isso inclui as incertezas, inimigos, animais selvagens, etc. Toda vez que Deus nos diz para mudar, o medo entra sorrateiramente nos nossos corações. Não conhecemos o lugar, as pessoas, e não sabemos como as pessoas vão reagir a nós. Sabemos que Deus e seu cuidado nos dará paz nessas situações.

4. Lidando com a separação - o quarto desafio que tiveram de lidar foi a separação da família e amigos. Os israelitas deixaram para trás amigos, mas os egípcios que vieram com eles também deixaram amigos e famílias para trás. Todos nós sabemos como é difícil deixar um lugar onde temos muitos amigos. Deus vai nos ajudar a fazer novos amigos e também manter contato com aqueles que deixamos para trás. Graças a Deus hoje temos telefones e internet, para que possamos manter contato com eles.

5. Lidando com a adaptação em um lugar novo - finalmente, eles tiveram que lidar com assentamento num novo lugar, até a próxima vez que Deus dissesse: mude! Eles tinham que encontrar um lugar para a barraca, aprender onde conseguir água, como era o clima, etc. Foi um processo de ajuste que tiveram que passar por várias vezes. Nós também, quando Deus nos diz para mover ou mudar, nós precisamos aprender nomes de ruas, onde as mercearias e farmácias estão, etc. Podemos confiar que Deus nos dará novos amigos que nos ajudarão a nos sentirmos em casa.

Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: