quarta-feira, 16 de março de 2016

Em suas marcas, preparar, vai!

Cada vez que ouvimos esse comando automaticamente somos transportados para uma corrida onde os corredores vão competir para provar quem é o melhor e o mais rápido. Mesmo que às vezes o comando soa um pouco diferente: “Atenção”, ainda lembramos da corrida.
O que às vezes não percebemos, talvez porque estamos tão interessados na corrida em si, é que para chegar a este ponto, o atleta teve que fazer três coisas importantes que definem seu desempenho inteiro. A primeira é ter uma visão clara do objetivo. Os atletas devem saber qual é o objetivo, não só para essa corrida, mas para toda a sua carreira. Quando alguém escolhe ser um atleta vai precisar tomar decisões que mudarão sua vida. O objetivo é digno? Vai valer a pena passar a vida me aperfeiçoando para competir?
A segunda é adquirir todo o conhecimento que é necessário para atingir esse objetivo. Eles precisam aprender tudo sobre a corrida: a pista, a concorrência, as técnicas, etc. Ter um treinador para esta parte é uma obrigação. Os atletas terão que ouvir e seguir as instruções do treinador. Eles vão aprender como funciona o corpo, como a corrida é projetada, qual é o melhor plano para a corrida, etc. Eles precisam ser ensináveis para absorver todas as informações que farão a diferença durante a corrida.
Finalmente vão passar por um extenso tempo de preparação e treinamento. Muitas horas de trabalho duro, preparando-se para a corrida. A dieta será alterada, a disciplina, e uma programação rigorosa terá prioridade sobre qualquer outra coisa.
O apóstolo Paulo muitas vezes usa esportes e competição para ilustrar a vida cristã e o ministério. Aqui está um dos textos mais conhecidos sobre isso: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. 1Coríntios 9:24-26.” Como você pode ver, Paulo nos diz que na vida cristã e no ministério cristão precisamos ter uma visão clara do nosso objetivo e do prêmio. Precisamos saber como é a corrida e precisamos nos preparar da melhor maneira que pudermos. Desta forma receberemos a coroa.
Meus amigos, todos aqueles que professam a fé cristã estão correndo para obter uma coroa que vai durar para sempre. É fundamental que aprendamos o máximo possível sobre a corrida e a melhor maneira de ganhar. Também é muito importante treinar e preparar-se da melhor maneira possível.
Nosso objetivo deve ser claro, nosso conhecimento adequado e nossa preparação intensa. Desta forma, a nossa vida cristã será abundante e nosso ministério cristão produtivo.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: