sábado, 2 de abril de 2022

Crescimento Cristão – Parte 3 – Atitude Certa

          Você já se encontrou em um culto onde o hino foi cantado tão lentamente que você gostaria de parar o canto e pedir para que o hino fosse cantado novamente em um ritmo diferente? Sim, todos nós já passamos por isso.

Em nosso crescimento cristão podemos ter a comida certa e o exercício certo, mas se você não tiver a atitude certa, você não irá muito longe.

Este é o desafio que todos que começam o ano com grandes resoluções enfrentam. Depois de algumas semanas ou meses, eles não têm energia e vontade de continuar com suas decisões. Eles acabam desistindo, ficando frustrados, e chateados consigo mesmos.

Na vida cristã é a mesma coisa. Começamos um projeto ou programa, e achamos que seremos capazes de realizar isso, mas para nossa decepção nós sucumbimos e desistimos.

As igrejas tentam motivar as pessoas a continuar vindo, contribuindo e servindo, através da criação de muitos programas e atividades, para entreter e manter sua excitação e entusiasmo. 

Assim, as igrejas que têm mais atividades de entretenimento e programas para seus membros, ganharão a corrida por uma grande adesão.  Por causa disso, as igrejas precisam inventar coisas novas diariamente, para que seus membros permaneçam conectados.

Em 1 Timóteo 4: 13-16 encontramos o apóstolo Paulo dizendo a Timóteo, seu discípulo, o que ele precisa fazer para continuar crescendo em sua fé cristã.  Aqui está o texto: “1Tim. 4:13 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. [14] Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. [15] Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. [16] Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”

Palavras-chave usadas por Paulo:

Aplica-te a compartilhar a mensagem

Não negligencie seu dom.

Seja diligente nestes assuntos

Cuidado com sua vida e doutrina

Continue (Persevere) neles

Esse é o discurso motivacional que Paulo fez a Timóteo, não há truques, táticas e magia.

1 – Afetará nossa vida pessoal – Quando tivermos a atitude certa em relação à nossa vida cristã, isso afetará nossa vida pessoal. Vamos orar de uma maneira diferente, vamos ler as Escrituras de uma maneira diferente, vamos testemunhar de uma maneira diferente, vamos servir de uma maneira diferente, e adoraremos de uma maneira diferente. As coisas vão parecer diferentes e soarão diferente.

2 – Afetará nossa relação com Deus – Veremos e entenderemos Deus de uma forma diferente.Nossa relação com Ele será excitante, viva. Deus é real, Ele está vivo, e Ele está conosco. Por causa disso, nossa atitude será diferente.

3 – Afetará nossa relação com os outros – Finalmente, afetará nossa relação com os outros. As pessoas vão notar que algo está mudando em nossas vidas. Estamos aprendendo coisas sobre Deus que não sabíamos, estamos experimentando coisas em nossa jornada espiritual que nunca fizemos, e as pessoas ao nosso redor ficarão intrigadas com isso. Nossa família verá, nossos vizinhos verão, nossos amigos verão, e nossos colegas verão. E eles nos perguntarão o que está acontecendo, dando-nos, desta forma, uma oportunidade de testemunhar sobre Jesus.

Queridos irmãos e irmãs, às vezes, nossa vida cristã soa como a primeira vez que cantamos aquele hino, chato e morto.

É a atitude diferente, a atitude certa que mudará a forma como crescemos e mostramos nossa relação com Deus.

Às vezes achamos que precisamos que as pessoas venham para a igreja e doem e sirvam conosco. Essa é a perspectiva errada. São as pessoas lá fora que precisam de nós. Elas precisam conhecer Deus, elas precisam cultivar uma relação com Deus, elas precisam de uma igreja onde possam aprender sobre Deus, ser treinadas no ministério cristão, e adorar a Deus.

Precisamos um do outro, e todos nós precisamos de Deus.

O mundo precisa de nós! Não precisamos do mundo, mesmo que às vezes nossa atitude mostre isso. Eles são os necessitados aqui. E Deus decidiu colocar você e eu no caminho deles, para que possamos ajudá-los a encontrar Jesus.

Somos o dom de Deus para eles, e essa revelação deve mudar nossa atitude em relação a Deus, à Igreja e a nós mesmos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: