quarta-feira, 4 de abril de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – o mais importante primeiro

Vivemos em um tempo quando as coisas estão indo tão rápidas que não temos tempo para avaliar o que é importante e o que não é. Nós ficamos lidando com a primeira coisa que está no nosso caminho, sem prestar atenção se é a melhor opção ou não.
Essa atitude pode trazer muitos problemas em nossas vidas, negócios e igreja. Podemos tomar a decisão errada e nos depararmos com uma situação terrível. Quando não temos tempo para avaliar qual é o melhor caminho, ou pelo menos a melhor opção entre aqueles que estão diante de nós começamos a jogar roleta russa. Sabemos que podemos ter sorte, mas nunca sabemos quando a nossa sorte vai acabar.
Quando Jesus estava a caminho de Jerusalém passou por uma casa em Betânia. Era a casa de Marta, Maria e Lázaro. Todos sabemos a história muito bem. Você pode refrescar a sua memória lendo Lucas 10: 38-42. É interessante que nesta família recordamos do Lázaro por causa da sua ressurreição; lembramos da Maria por ter ungido Jesus e sentado a seus pés para aprender; e lembramos de Marta só por ter reclamado a Jesus da irmã dela.
Nesta história, aprendemos que Marta foi quem abriu a casa para Jesus. Ela era a única trabalhando duro para acertar tudo para os hóspedes. Se você sabe um pouco de sua cultura sabe que isto envolvia muitas coisas. Era um grande grupo de pessoas. Ela precisava ter tudo pronto, comida, a casa e o bem-estar das pessoas que estavam vindo para a casa dela.
Você também precisa levar em consideração que o Lázaro estaria com Jesus e os apóstolos, e as mulheres teriam que fazer todo o trabalho sozinhas. Não sabemos se eles tinham algum servo. Não me parece que eles tinham já que Marta reclamou sobre a falta de ajuda da sua irmã.
Essas coisas eram muito importantes naquela cultura. Marta estava fazendo tudo o que ela podia fazer de acordo com sua posição, mas a Maria tomou um caminho totalmente diferente. Maria decidiu desafiar essas regras étnicas. Ela simplesmente sentou-se aos pés de Jesus e com seu irmão e os outros discípulos ela estava ouvindo os seus ensinamentos.
Marta, chateada e desesperada com o comportamento da irmã dela, levou sua queixa ao tribunal mais alto, o próprio Jesus. Ela podia ter falado com o irmão dela, já que ele seria a autoridade da casa, mas ela pensou que indo direto para Jesus ficaria melhor para ela. Ela tinha certeza de que Jesus, como todos os outros homens que ela conhecia, ia ficar do lado dela e pedir para Maria voltar para a cozinha onde era o lugar dela e de sua irmã. Que surpresa! Jesus não só apontou sua atitude falha, mas também aprovou e apoiou a atitude de Maria.
Meus amigos, quantas vezes a nossa cultura quer ditar o que você e eu devemos fazer? Como Maria temos de decidir o que é o mais importante agora. Sentar aos pés de Jesus e escutá-lo deve ser a nossa primeira opção sempre. É uma pequena decisão, mas é que vai fazer toda a diferença.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: