segunda-feira, 23 de abril de 2018

A vida depois da Páscoa – Temor

Em seu blog sobre questões de saúde pública, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) tem este post: “Preparação 101: Zombies Apocalipse.” Sim, você leu certo, apocalipse zumbi. É claro que o CDC está usando cultura pop para incentivar as pessoas a estarem preparadas para qualquer tipo de calamidade.
Mesmo que isso possa ser engraçado, encontrar alguém que estava morto e agora está vivo novamente não é um assunto para rir. Deve ser uma das coisas mais assustadoras que alguém possa experimentar.
No caso dos guardas e as mulheres, que vieram de manhã cedo, um terremoto e anjos acompanharam o evento. Você pode imaginar isso? Estava escuro e em seguida, o chão treme, brilha uma luz radiosa e dois poderosos anjos aparecem. Deve ter sido terrível. Isto é como Mateus descreveu a reação dos guardas: Mateus 28: 4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.”Para as mulheres isto foi a primeira coisa que Jesus disse: “Mateus 28:10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galileia; ali me verão.”A palavra em grego para medo é “Phobos", que significa: "Medo, temor e terror.”
Quando Jesus encontrou seus discípulos não foi diferente. Eles tinham as portas fechadas porque eles estavam com medo dos líderes religiosos, e de repente, Jesus aparece no meio deles, vivo. Mesmo tendo ouvido o testemunho das mulheres e os homens da estrada de Emaús, eles ainda reagiram desta maneira: Lucas 24:36-37 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.”
Precisamos entender que isto não era a primeira vez que esses homens viram alguém voltando dos mortos. Eles viram Lazaro saindo da sepultura quatro dias depois de sua morte, viram uma menina, a filha de Jairo, um líder da sinagoga, e eles viram o filho da viúva de Naim ser ressuscitado. Mas Jesus era diferente. Sua ressurreição teve implicações cósmicas e eternas.
A ressurreição de Jesus não apenas muda as coisas em ambos os lados da morte, mas também confirma quem Ele é. Andy Stanley tem um ditado muito interessante sobre Jesus que é assim: “Se um homem pode prever sua própria morte e ressurreição e executa-los, eu vou confiar em tudo o que diz aquele homem”. Com sua ressurreição, Jesus provou que Ele era quem Ele disse que era. Os discípulos, pelo menos alguns deles o viram morrer, eles acompanharam todo o drama, e agora, o que parecia impossível está acontecendo bem diante dos seus olhos. Eles perceberam que não estão diante de um bom profeta apenas, ou um bom homem ou um bom mestre. Eles entenderam que estavam diante do Messias, do Senhor, do Salvador e do próprio Deus. Isso mudou tudo.
Temor vem, não só por causa do conhecimento que Jesus está vivo, mas do conhecimento de quem Ele realmente é. Ele não é nosso amigo “Celestial” ou nosso “amigo espiritual”, Ele é aquele que está sentado no trono do universo, de onde Ele governa tudo, até mesmo sua vida e a minha. Essa compreensão deve mudar nossos sentimentos e nossas vidas. 
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: