terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença - como vemos nosso próximo

"Quem é meu próximo?" Esta é a pergunta que um especialista da lei perguntou a Jesus (Lucas 10:29). A resposta de Jesus foi bela e ao mesmo tempo triste. Ele respondeu com a estória que todos conhecemos como "O bom samaritano". A história é linda, porque ela mostra a disposição de um estranho para ajudar um ser humano em uma necessidade desesperada. A parte triste é a atitude do sacerdote e do levita, que eram líderes religiosos muito importantes, que evitaram o homem que foi brutalmente atacado e deixado para morrer. Jesus está citando um texto do livro de Levítico (Levítico 19:18). A palavra próximo era entendida como alguém da mesma família, um amigo ou um parceiro. Jesus nesta história expande o significado da palavra próximo. Para ele, o próximo é só alguém que está perto. Amar o nosso próximo neste caso é fazer algo para ajudar alguém que está cruzando o nosso caminho.
Normalmente tendemos a ver o próximo da mesma forma que os líderes religiosos viram aquele homem. Eu não o conheço, e por isso eu não me importo com ele. Se pudermos fazer uma pequena mudança na forma como vemos o nosso próximo, este mundo seria muito melhor. A primeira coisa que aprendemos com essa história é que o próximo é o mais próximo, não importa se eu conheço a pessoa ou não, se eles acreditam no que eu acredito ou não, se parecem comigo ou não, se eu gosto ou não dele. Precisamos entender que não há nenhuma "chance" neste mundo. Se alguém cruza o nosso caminho, é porque Deus o colocou lá.
A segunda coisa que aprendemos com esta história é que a necessidade é real. Isto é como Jesus descreveu a situação: "Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.. Lucas 10:30. " Hoje, com todos os golpes e corrupções, temos dificuldade em identificar aqueles que realmente precisam da nossa ajuda. Por causa disso nós nos sentimos culpados quando dizemos não para alguém. Jesus deixa claro que a necessidade era real e visível. O sujeito estava "meio morto" .
A terceira lição que Jesus nos ensina nesta história é que quando surge esse tipo de situação, não existem amigos ou inimigos. A necessidade irá superar estas definições e barreiras que a cultura e a religião criam em nossas vidas. Jesus queria que os líderes judeus entendessem que o que o samaritano viu era uma pessoa em necessidade. Esta deve ser a nossa atitude. Finalmente, Jesus nos ensina que devemos fazer tudo o que pudermos para ajudar nosso próximo em necessidade. O homem deu o seu tempo, a sua atenção, energia e dinheiro para cuidar de seu próximo. Jesus terminou a conversa dizendo: "vai e faze tu o mesmo." Lucas 10:37. "
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: