terça-feira, 29 de setembro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - sendo a minoria

Todos nós que vivemos no hemisfério norte e no ocidente estamos passando por uma experiência nova e dolorosa - Cristianismo está se tornando a fé da minoria. Durante séculos o Cristianismo dominou a civilização ocidental, mas as coisas estão mudando. Não somos mais a maioria.
Uma coisa que precisamos saber é que apesar de muitos de nós ainda carregarmos o nome da religião cristã, as crenças não estão mais lá. Estamos nos movendo em direção a um conjunto de crenças diferentes. A cosmovisão está mudando drasticamente, e não sabemos como lidar com isso. A primeira reação é ignorá-la. Isto é a negação pura e simples. Não podemos acreditar que a fé que uma vez foi praticada pela maioria está desaparecendo. Nós preferimos enterrar nossas cabeças na areia, recusando-nos a confrontar ou reconhecer o problema.
Os cristãos, aqueles que detêm uma cosmovisão cristã estão se tornando um remanescente, o que significa: "Uma parte geralmente pequena, membro ou vestígio remanescente, um pequeno grupo de sobrevivente." Mesmo que esta seja uma experiência nova para a Europa e América, para os cristãos e para os frequentadores de igreja, a Bíblia está cheia de histórias sobre os remanescentes. Na maioria das vezes os fiéis foram poucos e mais fracos politicamente. Eles tiveram que aprender a sobreviver e viver em uma cultura que era totalmente diferente, com valores que muitas vezes eram opostos aos deles. Esses homens e mulheres na Bíblia que eram remanescentes têm lições importantes para nos ensinar. Eles viram tantas coisas e sofreram tanto por causa de sua fé, que devemos aprender com suas experiências como viver vidas fiéis hoje.
Talvez você não percebeu ainda, mas agora você deve ser capaz de detectar que a cultura em que vivemos há um bom tempo tem se movido na direção oposta. Agora começamos a ver as consequências em todas as áreas da vida, tais como educação, política, direito, família, etc. Alguns de nós foram capazes de diagnosticar isso, mas outros estão tendo um despertar rude. Eles estão percebendo que a fundação de suas crenças são instáveis. Mesmo que pensemos que todos acreditavam nas mesmas coisas, isto não tem sido verdade por muito tempo, e provavelmente nunca foi. E isto é doloroso.
Não importa onde você está no espectro, não desanime. A primeira coisa que você precisa fazer é perceber que não somos mais a maioria. A maioria das pessoas não vê o Cristianismo como nós o vemos. Eles não veem a Igreja como nós a vemos. E eles não têm os mesmos valores que nós temos. Eles estão jogando com um livro de regras diferente, e isso é muito estranho, tão estranho que para alguns de nós, é inaceitável.
Se nossa fé é importante para nós e se nós ainda queremos ser relevantes, precisamos entender o que está acontecendo e aprender com aqueles que passaram as mesmas experiências antes de nós. Aperte o cinto. A viagem será turbulenta.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: