quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - 2 - se prepare para sofrer

Porque vivemos em um país que se diz alicerçado em uma fundação judaico-cristã, nunca até agora tivemos que lidar muito com perseguição. Este tipo de coisa é feito a esses grupos à margem do cristianismo principal, grupos que a maioria de nós considera hereges ou um tipo de lunáticos. A corrente principal nunca teve que lidar com o sofrimento por causa de sua fé. É claro, uma vez ou outra sofremos alguma oposição, perdemos algumas batalhas, mas não em grande escala. A nossa geração está passando por grandes derrotas na arena pública. Nós somos aqueles que têm sido paralisados por filosofias contrárias a nossa tradição. E agora essas ideologias não-cristãs são capazes de afetar não apenas a política, mas a educação, a mídia e mesmo denominações cristãs.
O que a nossa geração está testemunhando é sem precedentes, e é só o começo. Vai piorar. Grandes e importantes denominações estão dando uma guinada nas suas ideias, filosofias e teologias aceitando coisas que não encontramos nas Escrituras. A maneira que as pessoas estão respondendo é muito anêmica. Eles vão para outras igrejas, esperando que uma das igrejas vai abrigá-los, ou ajudá-los em suas lutas. Me desculpe te dizer isso, mas esta não é uma solução. Elas serão capazes de retardar a sua negação e sofrer um pouco. O problema é que toda a cultura, e infelizmente a cultura cristã parece estar perdendo terreno.
A Bíblia é clara ao declarar que os discípulos de Jesus sempre serão a contracultura, e por causa disto eles sofrerão. Jesus foi claro sobre isso no primeiro sermão que Ele pregou: "Bem-aventurados aqueles que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus." Bem-aventurados quando as pessoas te insultarem, vos perseguirem e falsamente disserem todo mal contra vós por minha causa. Mateus 5:10-11." Ele também mencionou a experiência dos profetas que vieram antes os discípulos: "Alegrai-vos e exultai, porque grande é vosso galardão nos céus, pois assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12. " Paulo, escrevendo ao seu discípulo Timóteo, tentou prepará-lo para o sofrimento que todo aquele que segue Jesus vai experimentar: "na verdade, todos que querem viver uma vida piedosa em Cristo Jesus serão perseguidos, 2Timóteo 3:12." E não se esqueça que em muitas partes do mundo, o sofrimento de nossos irmãos e irmãs por causa de sua fé é uma rotina diária.
Eu não quero ser pessimista. Eu apenas quero ser realista. Nós que seguimos a Jesus e queremos continuar a segui-lo somos os remanescentes. Nós somos a minoria, e por causa disso vamos enfrentar perseguição e pagar o preço. As coisas vão ser mais difíceis para nós. Nunca antes foi tão crucial para os cristãos conhecer em profundidade o que eles acreditam. Se você vai sofrer, sofra por algo que você realmente acredita. Mas lembre-se, Ele é o Senhor.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: