quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - 5 - não corra

“Corra por sua vida!” É a primeira reação quando vemos as coisas indo na direção errada. O instinto de sobrevivência nos impulsiona e começamos a correr, mesmo quando não temos certeza para onde estamos indo. Correr é um comportamento muito comum entre os remanescentes. Eles são a minoria. Eles são a parte fraca, e eles não vêm muito futuro onde eles estão. Sua atitude é sair e tentar começar tudo de novo, ou mudar para um lugar onde eles não experimentarão coisas que eles acabaram de experimentar.
Jesus disse aos discípulos que se eles fossem perseguidos em um lugar eles deveriam fugir para outro. Aqui está o texto: “Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.  Mateus 10:23.” Isso significa que às vezes Deus usará perseguição para nos mandar para outro lugar. Mas isso não é o tempo todo. Às vezes Deus quer que fiquemos onde estamos porque Ele tem coisas para fazer em nossas vidas e através de nossas vidas.
Essa é a experiência do Elias. Depois de uma tremenda vitória sobre os profetas de Baal, ele foi ameaçado de morte pela esposa do rei, Jezabel. Ele pensou que ele era o único fiel ao redor e fugir era sua única opção. Depois de muitos dias, ele teve um encontro com Deus e a primeira coisa que Deus lhe perguntou foi: "Então uma voz lhe disse: “o que fazes aqui, Elias?” 1Reis 19:13." Elias deu os seus bons motivos para correr, ele disse. “Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.” 1Reis 19:14.”
Essas foram muito boas razões, mas elas não eram boas o suficiente para Deus. Aqui está a resposta de Deus: “o senhor disse-lhe, “Volte pelo caminho que veio, 1Reis 19:15.” É importante para nós sabermos que às vezes para o remanescente, correr não é uma opção. O lugar de Deus para nós é onde estamos. Deus continuou a dizer para Elias o que ele tinha que fazer. Deus iria usá-lo para preparar a próxima geração... e ele faria isso através de Elias. A segunda coisa que Deus disse para Elias é muito reconfortante. Ele disse que ele não estava sozinho. Aqui está o texto: “Todavia conservei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.” 1Reis 19:18.” Por favor, preste atenção na palavra conservei. Significa que Deus sempre terá um remanescente, um pequeno grupo de fiéis que será Sua testemunha. Ser o remanescente não é fácil. Às vezes, nós vamos nos sentir sozinhos, mas não se esqueça. Deus tem um trabalho pra gente fazer onde estamos, e nós não estamos sozinhos. Há outros com o mesmo coração e a mesma chamada. Não se apavore. Deus está no controle.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: