quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente - 6 - não desanime

Você já participou de uma votação importante e perdeu? Você tinha a visão clara que você estava certo, e a maioria estava errada? É, eu também! Sim, eu acredito que todos nós durante nossa vida já passamos por esse tipo de situação. Perdemos quando tínhamos certeza de que poderíamos ganhar ou devíamos ganhar. A reação normal e esperada para este tipo de situação é o desânimo. A definição da palavra é: “uma perda de confiança ou entusiasmo; abatimento.” A mistura de sentimentos nos domina. Nós não conseguimos entender o que aconteceu, por que as pessoas não podiam ver a verdade, ou por que Deus permitiu que isso acontecesse.
Sendo a minoria e o remanescente nos coloca neste tipo de situação e não devemos deixar essas circunstâncias nos superar. Não podemos e não devemos ser desencorajados, aconteça o que acontecer. Na Bíblia temos uma história triste sobre isso. É a história de Josué e Calebe. Moises enviou 12 espias para checar a terra antes que eles entrassem nela. Após uma longa viagem, eles voltaram e deram o relatório para a congregação. A terra era boa, como Deus prometera, mas, e sempre tem um mas, estava cheia de gigantes e exércitos poderosos. A maioria dos espias estava extremamente preocupada com a segurança. Apenas dois dos doze não estavam, Josué e Calebe. Eles não foram desencorajados pela opinião dos outros dez espias.
Quando a votação foi feita, as pessoas preferiram não ir, e alguns deles sugeriram a volta para o Egito. Foi um dia muito triste para os israelitas. Aqui esta a reação de Josué e Calebe: “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Números 14: 6-8.” Eu não preciso te dizer que eles não puderam mudar o coração das pessoas. Josué e Calebe pagaram o preço pela falta de fé dos outros.
Ser um remanescente nos colocará nesse tipo de situação. Nós vamos perder votos importantes, e às vezes seremos a minoria. Por causa disto nós vamos sofrer com os outros. Josué e Calebe caminharam pelo deserto durante 40 anos por causa de uma decisão que eles não fizeram. Mas finalmente eles foram recompensados. Eles entraram na terra. Eles foram os únicos daquela geração que entraram na terra prometida. Da mesma forma nós seremos recompensados no final. Às vezes nos sentimos como se Deus tivesse nos abandonado, mas Ele não nos abandonou, nem irá nos abandonar. Ele está conosco durante toda a caminhada.
Meu irmão e irmã não desanime. Deus sabe o que você está passando.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Um comentário:

Pr. Antonio C. G. Donadeli disse...

Muito bom. Excelente reflexão! Obrigado por esta palavra.