terça-feira, 17 de novembro de 2015

Aprendendo a ser o remanescente – 8 – seja otimista

Uma das realidades de ser um remanescente é ver e experimentar as coisas ruins. Os remanescentes são os que vão sofrer, perderão, em última análise, vão ficar para trás com quase nada. Quando isso acontece, a reação normal é pessimismo. Pessimismo é “uma tendência para ver o pior aspecto das coisas, ou acreditar que o pior vai acontecer; falta de esperança ou de confiança no futuro.” Ou “a tendência para ver, antecipar ou enfatizar apenas resultados ruins ou indesejáveis, resultados, condições, problemas, etc.”
Mas nas Escrituras aprendemos que mesmo através de tempos difíceis, não devemos perder a capacidade de ser otimista. Não importa o quão dura e difícil é a situação, devemos alimentar nossos corações e mentes com otimismo.
Na Bíblia encontramos a história de Jeremias. Ele era um profeta do senhor durante um momento difícil na vida de seu povo. Deus lhe deu um ministério aterrorizante. Ele ia entregar uma mensagem terrível de Deus ao seu povo. A mensagem era que os babilônios iriam ganhar, conquistar, matar, destruir (inclusive o templo) e levar o melhor da terra em cativeiro. Por causa disso, Jeremias é conhecido como o "Profeta chorão" porque ele chorou muito.
Jeremias com alguns sobreviventes ficaram para trás, como parte do remanescente que os babilônios não mataram ou levaram cativos para a Babilônia. Deus, através de Jeremias, explicou não só ao povo o que estava acontecendo e o que aconteceria, mas também por que essas coisas tinham acontecido. Depois de algumas profecias de partir o coração, Deus começou a contar para Jeremias e as pessoas que as coisas iriam melhorar. A mensagem não era mais pessimista, era uma mensagem otimista. É neste momento que temos este texto: “Contudo tu me disseste, ó Senhor Deus: Compra-te o campo por dinheiro, e chama testemunhas, embora a cidade já esteja dada na mão dos caldeus:...Jeremias 32:25 " no meio da desolação Deus pediu a Jeremias para comprar um terreno. Isso daria uma lição não só para Jeremias e os remanescentes que ficaram, mas também para aqueles que foram levados para Babilônia que eles deveriam ser otimistas. E aqui está o porquê:
O otimista deve reconhecer e aceitar a realidade. O otimista não deve ser alguém que é cego e não consegue ver a realidade. Otimismo deve acontecer no meio da tragédia. O otimista entende muito bem o que está acontecendo, mas não cede. O otimista nunca deve perder a esperança. Os otimistas, como a palavra os descreve, sempre tem esperança. No caso de Jeremias, ele recebeu uma palavra do Senhor que as coisas iriam melhorar um dia, mesmo que elas estivessem mau agora. Isso mudaria.
Finalmente, o otimista recebe de Deus a capacidade de ver a luz no fim do túnel. Ser otimista é saber que existe um Deus que controla tudo e que ele é um Deus bom. Esta é a palavra que Jeremias recebeu: “pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, e campos, e vinhas nesta terra.’ Jeremias 32:15” Deus assegurou a Jeremias e seu povo que as coisas mudariam no futuro. Então, não importa o quão difícil é ser um membro dos remanescentes, há esperança. Deus ainda tem um plano para você e seu povo. Mesmo que você não veja agora, Ele já está trabalhando nisso. Por causa disso, meus irmãos e irmãs, “levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.”
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: