sábado, 31 de janeiro de 2026

A Conversão, uma Experiência Humilde

O maior problema da conversão em nossa geração é que pensamos que não precisamos de Deus. Não acreditamos nEle, e não precisamos dEle. Podemos fazer isso sozinhos. Se acreditarmos em nós mesmos, ficaremos bem, essa é a mentalidade atualmente.

Nossa geração pensa que somos deuses, que podemos nos salvar com nossas próprias habilidades. É um pensamento estranho para nós pensar que Deus enviou Seu único Filho para morrer por nós. Não precisamos disso! Não queremos isso! Somos orgulhosos demais para admitir que precisamos de algo, até mesmo de Deus.

Em Atos 26:13-18, aprendemos que Paulo também tinha esse tipo de atitude. Ele sabia de tudo; Ele podia fazer tudo. Ele não precisava de nada de ninguém. Ele era inteligente e astuto; Ele era poderoso e justo. 

Isso nos mostra por que precisamos ser convertidos. Deus precisa nos mudar. Com Seu poder, Ele deve nos dobrar. Essa é a única forma de aceitarmos Jesus e Seu sacrifício por nós.

Deus deve nos humilhar como fez com Paulo. A conversão de Paulo nos ajudará a entender como Deus age na salvação dos seres humanos.

Claro, Ele não vai fazer isso da mesma forma conosco, mas a ideia é a mesma: Ele deve nos levar à mesma situação e conclusão. Ele usará abordagens diferentes para alcançar Seu objetivo, mas o padrão é o mesmo. Ele nos mostrará que Ele é Deus, um Deus todo-poderoso, o criador, e nós somos as criaturas.

1 – VOCÊ PRECISA RECONHECER A GRANDEZA DE DEUS

A primeira coisa no processo de conversão é reconhecer a grandeza de Deus. Deus mostrou isso a Paulo de uma forma que ele entenderia rapidamente. Ele mostrou uma luz mais brilhante que o Sol ao meio-dia. E o som. E depois temos a voz falando com ele em sua própria língua. O poder era tão avassalador que Saul não teve outra opção a não ser chamá-lo de SENHOR.

2 – VOCÊ PRECISA RECONHECER A DEPENDÊNCIA DO HOMEM

A segunda coisa é reconhecer a dependência do homem. Por causa dessa revelação extraordinária, Paulo ficou cego. A luz de Deus era tão poderosa que o cegou.

Agora, aqui temos o grande Paulo, o poderoso, o inteligente, com autoridade de Jerusalém guiado pelas mãos de seus ajudantes, totalmente dependente.

Não há conversão se você acha que não precisa. Quando percebermos que Deus é o único, o grande, o Todo-Poderoso, esse conhecimento nos humilhará e nos fará baixar a cabeça e reconhecer que somos insignificantes.

3 – VOCÊ PRECISA ESTAR DISPOSTO A OBEDECER

Depois de reconhecer a grandeza de Deus e sua própria dependência, o próximo passo é estar disposto a obedecer. Quando Deus quebra nosso orgulho e nos faz entender que não podemos fazer isso sozinhos, não temos outra opção a não ser obedecer.

O que Ele mandar, faremos. Isso é um sinal de conversão, nossa disposição para ouvir e obedecer a Deus. Em Atos 9:6 e 22:10-13, Paulo é informado sobre o que deve fazer. Naquele momento, ele não tinha problema em obedecer a Deus e às Suas Palavras.

4 – VOCÊ PRECISA FAZER UMA CONFISSÃO PÚBLICA “BATISMO”

Após a conversão, vem a demonstração pública do que aconteceu dentro do coração. Atos 9:18; 22:16 mostram-nos que Paulo foi batizado logo após sua experiência de conversão. A demonstração pública que Jesus ordenou foi o Batismo.

O Batismo é uma proclamação pública de que a pessoa aceitou Jesus em seu coração e quer segui-lo junto com os outros cristãos. É um símbolo de que a pessoa agora pertence a Cristo e é membro de Sua igreja.

O batismo sem conversão não tem efeito algum. A conversão sem batismo demonstra que não há conhecimento nem fé nessa pessoa.

Como você pode ver, a conversão é uma experiência muito humilde em nossas vidas cristãs. Deus deve nos derrubar e nos fazer reconhecer nossa situação real. Depois disso, Ele nos aceitará e fará de nós Seus filhos. As duas primeiras coisas são internas, reconhecer Sua grandeza e poder e reconhecer nossa dependência. As outras duas são externas, obediência e a demonstração pública da nossa nova fé.

Você entende que só Deus pode te salvar? Você entende que não pode fazer isso sozinho? Você entende que a conversão tem implicações externas?

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: