sábado, 24 de janeiro de 2026

A Conversão, Como Funciona – Parte 2

Em sua Teologia Sistemática, Grudem escreve sobre a conversão: “Podemos definir a conversão da seguinte forma: Conversão é nossa resposta voluntária ao chamado do evangelho, no qual nos arrependemos sinceramente dos pecados e depositamos nossa confiança em Cristo para a salvação.”

No último post e neste estamos considerando como funciona a conversão, com base na experiência de Paulo narrada em Atos 22: 6-18.

Aqui estão os outros aspectos da conversão.

 

2 – ELA SE MANIFESTA NO TEMPO E NO ESPAÇO

O segundo aspecto da conversão é Tempo e Espaço. A conversão acontece dentro de um período de tempo e espaço.

 

Gálatas 1:15-16

“Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve [16] revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,”

 

Atos 9:3

“Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,”

 

Atos 22:6

“Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim.”

 

Atos 26:12-13

“Com estes intuitos, parti para Damasco, levando autorização dos principais sacerdotes e por eles comissionado. [13] Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo.” 

 

Esse é o maior desafio que enfrentamos dentro de uma igreja tradicional. As pessoas não sabem se alguma vez se converteram ou não. Algumas pessoas não têm problema com tempo e espaço. Eu sei exatamente quando entreguei minha vida a Jesus. Eu sei quando e onde eu estava. Também lembro dos detalhes daquela noite. Mas sei que algumas pessoas não têm a mesma experiência que eu tive, e por isso é difícil para elas saberem quando e onde. Algumas pessoas simplesmente decidiram aprofundar seu compromisso com Jesus. Outros só sabem que, há algum tempo, começaram a crer em Jesus e em Sua palavra.

 

3 – CONSISTE EM ARREPENDIMENTO E FÉ

Existem dois elementos na conversão. O primeiro é o Arrependimento e o outro é a Fé. Não há conversão sem os dois.

 

Atos 9:4-5

“e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? [5] Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;”

 

Atos 22:8

“Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.”

 

O arrependimento é a parte negativa da conversão. É quando você reconhece que está no caminho errado. Você está tentando se salvar com seu próprio poder. Você reconhece que está sob a ira de Deus por causa dos seus pecados.

A fé é a parte positiva da conversão. É quando, após se arrepender, você se volta para Deus e recebe a salvação que Ele tem para nós. Fé é apenas estendermos nossas mãos vazias e receber o presente gratuito que Ele tem para nós. É muito importante sabermos que o Espírito Santo e a Palavra de Deus produzem ambos.

 

4 – É REALIZADA INDIVIDUALMENTE

Conversão é algo que acontece com uma pessoa de cada vez. Você não pode converter outra pessoa. Isso não significa que várias pessoas não possam se converter durante a mesma reunião. Significa que cada pessoa precisa ter sua própria conversão.

 

Atos 9:7

“Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.”

 

Atos 22:9

“Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.”

 

Atos 22:13-14

“veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele. [14] Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca,”

 

Esses textos mostram claramente que os companheiros de Paulo viram algo, e ouviram algo, mas não entenderam a voz de Jesus e não se converteram, pelo menos naquele momento.

Deus fará a conversão individualmente. Os pais podem levar seus filhos à igreja; as esposas podem levar seus maridos à igreja e vice-versa, mas isso não garante que elas serão convertidas. Você pode ficar em uma igreja a vida toda e não se converter.

Como você pode ver, a conversão não é uma opção para o cristão, é a única forma de ser cristão. 

Talvez você não tenha certeza sobre seu cristianismo. Talvez você não tenha certeza do seu destino eterno. Talvez você não tenha certeza se já converteu ou não. Se esse for o seu caso, reconheça seus pecados agora e peça a Deus que te perdoe e te salve, e acredite que Ele fará isso, não por sua causa, mas por causa de Jesus e de Sua obra concluída na cruz.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: