A conversão do apóstolo Paulo é um dos eventos mais importantes do cristianismo. O encontro desse perseguidor religioso com Jesus mudou tudo, não apenas sua vida pessoal, mas o movimento cristão como um todo.
A conversão tem a capacidade de mudar vidas e produzir transformação. Aqui estão as outras lições que aprendemos com a conversão de Paulo.
2 – UMA PESSOA PODE SER EXTREMAMENTE RELIGIOSA E ESTAR DO LADO ERRADO
A segunda lição que aprendemos com Paulo é sobre seu fanatismo religioso. Paulo vinha de uma família farisaica. Ele era fariseu. Isso significa uma pessoa santa que segue a lei em todos os detalhes. A obediência à lei era o mais importante para Paulo. Ele viveu sob todas as tradições da Lei.
Apesar de ser extremamente religioso, não era salvo. Ele estava do lado errado.
É muito importante sabermos que alguém pode ser extremamente religioso e estar do lado errado. Não é a religiosidade que salva alguém.
3 – UMA PESSOA PODE SER EXTREMAMENTE SANTA E SER A MAIOR PECADORA
A terceira lição que aprendemos com a conversão de Paulo é sobre sua integridade. Paulo e todos ligados ao partido dos fariseus eram considerados pessoas santas. Quebrar a lei seria a última coisa que alguém como ele faria.
Eles frequentavam a igreja toda semana, oravam pelo menos três vezes ao dia, decoravam as Escrituras, jejuavam pelo menos duas vezes por semana, ajudavam os pobres e obedeciam aos mandamentos.
No texto que lemos em Timóteo, Paulo diz que ele era o principal dos pecadores, porque não acreditava em Jesus e perseguia a igreja.
Com a conversão de Paulo, aprendemos que uma pessoa pode ser extremamente santa e ser a maior pecadora. Não é obedecer aos Mandamentos que salvará alguém.
4 – UMA PESSOA PODE SER EXTREMAMENTE BEM-INTENCIONADA, MAS ESTAR NA DIREÇÃO OPOSTA
A quarta lição que aprendemos com a conversão de Paulo é sobre direção na vida. Se você observar as intenções de Paulo, percebe que ele era uma pessoa muito bem-intencionada, com muitas boas intenções, mas estava indo na direção oposta. Sua intenção era impedir a nova seita que se espalhava por Jerusalém. Mas, fazendo isso, ele tomou um caminho totalmente diferente.
Aprendemos que uma pessoa pode ser extremamente bem-intencionada, mas estar na direção oposta. Não é ter boas intenções que salva alguém.
Como podemos ver, a conversão é indispensável para quem deseja se tornar cristão. A conversão é o primeiro passo para alguém entrar na vida cristã. Não existe cristianismo sem conversão, ponto final.
O que a conversão de Paulo nos ajuda a entender é que às vezes as pessoas têm uma ideia errada sobre ser cristão. Eles pensam que, se são membros de uma igreja ou são batizados, se obedecem a algumas regras, participam de reuniões, dão algum dinheiro e conhecem suas tradições religiosas, são cristãos. Eles não são!
A primeira coisa que você precisa ter para ser um verdadeiro cristão é experimentar uma conversão de verdade.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário