Uma laranja e uma maçã. Se eu te disser que a laranja é uma maçã, você acreditaria em mim? Por que não? Sou eu, um pastor. Estou dizendo que não é uma laranja, é uma maçã.
Vamos tentar isso, talvez se a laranja frequentar a igreja de uma maçã por dez anos; você acredita que ela vai se tornar uma maçã? E quanto aos filhos, ou sementes, são maçãs? Por que não? Eles nasceram em uma igreja de maçã.
A única coisa que faz uma laranja ser uma maçã é um milagre. Não há outra opção. Elas precisam nascer maçã para serem maçãs.
Foi isso que Jesus disse a Nicodemos em João 3: “você deve nascer de novo para ver o Reino de Deus.” Isso é conversão. Para ser cristão, uma pessoa deve se converter ao cristianismo. Ele ou ela deve renascer. Não há outra maneira de ser cristão.
Em Atos 22: 6-18, temos outra narrativa sobre a conversão de Paulo. Este texto vai nos ajudar a entender como a conversão funciona. É importante que saibamos como funciona a conversão e, ao mesmo tempo, analisemos nossa vida cristã.
Às vezes, é muito difícil para algumas pessoas identificarem sua própria conversão. Mas devemos reconhecer a conversão em nossa vida.
O maior problema que os membros de uma igreja tradicional enfrenta com a conversão é que pensam que, se foram batizados, são cristãos; ou, se frequentam uma igreja, são cristãos; ou, se tiverem seus nomes no rol de membros, são cristãos. Essas são ideias erradas; elas não garantem que alguém seja um verdadeiro cristão.
Então, vamos ver como funciona a conversão.
1 – É FRUTO DA SOBERANIA, DETERMINAÇÃO E ELEIÇÃO DE DEUS
É muito importante nós entendermos que a conversão começa com Deus. É a iniciativa Dele. Ele é quem inicia o processo. A Bíblia deixa isso claro para nós.
João 1:12-13, aprendemos que receber e crer em Jesus não vem do homem, mas de Deus.
Está claro que Deus escolheu Paulo, aqui estão os textos.
“Atos 22:14 Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca,”
“Atos 26:16 Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda,”
Paulo, na carta de Gálatas, vai um pouco além e diz que Deus
o separou desde o nascimento.
“Gálatas 1:15-16 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve [16] revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,”
Como podemos ver, a conversão é determinada por Deus, pela Sua soberana vontade.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário