Quantas vezes tentamos encontrar a presença de Deus no apoio da igreja, com os amigos, através da fé, da esperança e do amor, mas acabamos sem nada? Esse vazio cria desânimo.
Na semana passada, nos nossos encontros como Senhor ressuscitado, vimos os discípulos irem a Emaús, desanimados.
Hoje, vamos revisitar essa história porque Deus quer transformar o caminho do desânimo em um caminho de encorajamento. Você pode encontrar essa história em Lucas 24:17, 30-31.
Vejamos como Ele faz isso.
1 – A Presença Não Detectada de Jesus – O primeiro passo para o encorajamento é a presença de Jesus, mesmo que não detectada. “Lucas 24:15 Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. [16] Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.”
Jesus estava lá com eles, eles não podiam ver, mas Ele estava lá de qualquer maneira. Precisamos entender e acreditar que quando estamos desanimados, não é porque Jesus nos deixou. Ele está lá, mesmo que não possamos sentir ou ver.
2 – O Estudo Bíblico Mais Intenso – O segundo passo é tornar o nosso estudo bíblico mais intenso. Se você está desanimado, não pare de ler ou estudar a Bíblia. Foi durante seu tempo de desânimo que eles tiveram a melhor classe de Escola Dominical de sua vida, com o próprio Jesus:“Lucas 24:27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” É quando estamos desanimados que precisamos ler mais, aprender mais sobre Deus e Seus planos.
3 – O Desejo Profundo de Ter Mais – O terceiro passo no caminho do encorajamento é o desejo de ter mais de Jesus, de passar mais tempo com Ele. Isto é o que o texto nos diz: “Lucas 24:28 Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante. [29] Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.”
Jesus agiu como se Ele estivesse indo mais longe, mas eles o CONSTRANGERAM FORTEMENTE. Para tomar o caminho do encorajamento, devemos ter um profundo desejo de ter mais de Jesus.
4 – A Iluminação Espiritual do Senhor Ressuscitado – O quarto passo é a iluminação espiritual que vem do Senhor Ressuscitado. “Lucas 24:30 E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; [31] então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.”
À mesa, quando Jesus tomou o pão, deu graças, quebrou e deu-o a eles, seus olhos foram finalmente abertos, e eles foram capazes de reconhecê-Lo.
Quantas vezes eles tiveram uma refeição com Jesus nos últimos três anos e meio? Inúmeras vezes, mas aquele dia foi diferente. Isto é o que pode acontecer quando chegamos à igreja, ou a um Estudo Bíblico, insistimos e perseveramos, e um dia destes, nossos olhos serão abertos e seremos capazes de ver o Senhor Ressuscitado.
5 – O Exuberante Compartilhar do Seu Testemunho – Finalmente, o último passo no caminho do encorajamento é a emoção em partilhar o seu testemunho.
Eles se levantaram. Eles não estavam mais abatidos, e retornaram a Jerusalém para contar aos discípulos sua experiência. Eis o texto:
“Lucas 24:33 E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles, [34] os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão! [35] Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão.”
Você pode sentir a emoção em suas vozes na narrativa de Lucas. São pessoas totalmente diferentes.
O caminho do desânimo é o mesmo caminho do encorajamento. É no processo ou na jornadaque Jesus virá a nós e reverterá os sentimentos que estamos tendo.
Eles estavam indo para Emaús, desanimados, e no mesmo dia voltaram encorajados e prontos para trazer as boas novas aos discípulos.
Você está indo para Emaús, ou você está no caminho de volta de Emaús?
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário