sábado, 22 de abril de 2023

A Igreja Doméstica – A Casa do Medo – Parte 1

          Todos nós temos medo, e precisaremos lidar com ele mais cedo ou mais tarde. Eu não sei sobre você, mas muitas pessoas temem o desconhecido, ou monstros, ou violência, etc. Lembro-me de quando eu era jovem, assistindo aqueles filmes de terror, na sala de estar, à noite, sozinho. Foi assustador. E para piorar as coisas, minha mãe batia na parede ou abria a porta de repente e dizia: BOO! 

Estamos meditando sobre os Encontros com Cristo Ressuscitado. Em João 20:19-23 temos uma história muito importante e interessante. Nesta história, encontramos os discípulos tremendo de medo, reunindo-se após a morte de Jesus. É neste momento que Jesus se dirigiu a eles e dissipou seus medos.

1 – Enfrentando o medo

Nesta história específica, temos quatro aspectos do medo com os quais podemos nos relacionar de uma maneira ou de outra. E os discípuloscomo nós, têm a mesma reação em relação ao medo.  Encontramos essas atitudes em “João 20:19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!”

Aqui está como eles enfrentaram o medo:

Evitando a escuridão – A primeira coisa é evitar a escuridão. Há algo sobre a escuridão que traz medo para nós, e isso não é cultural, é universal. Entãoquando você enfrentar o medo, evite a escuridão a qualquer custo. O dia estava terminando e eles já estavam em casa, sem ir a lugar nenhum.

Evitando ficar sozinho – A segunda maneira de enfrentar o medo é evitar estar sozinho. Se você tem medo, não ande sozinho. Encontre alguém para ir com você. Fazemos isso com filmesem um estacionamento, etc. Os discípulos reuniram todos sob o mesmo teto.  Isso mostra como eles estavam com medo.

Trancando as portas – A terceira maneira de enfrentar o medo é trancar as portas e, se possível, ligar o alarme. É interessante que o texto mencionou que as portas estavam trancadas. Ficou claro que eles pediram ao povo para ter certeza de que as portas estavam trancadas, então o escritor, John, que estava lá, fez menção a isso.

Vigiando os inimigos – quarta maneira de enfrentar o medo é vigiar os inimigos. Verifique as janelas, checa as portas, para ver se algum inimigo está por perto. Tenha cuidado, eles estão atrás de nós.” Esse foi o sentimento, e ainda é o sentimento hoje. Continuamos olhando para trás para ver se alguém está se esgueirando atrás de nós.

Como você pode ver, essas poucas atitudes não são apenas distintas dos discípulos de Jesus. Nós, ainda hoje, temos as mesmas atitudes, quando temos medo. Evitamos a escuridão, não ficamos sozinhos, trancamos as portas e continuamos observando os inimigos. Essas atitudes, mesmo que sábias, não são capazes de lidar com todos os medos, apenas alguns deles. É a presença de Jesus que pode dissipar todos os medos que temos. O texto diz: “veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!””

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: