sábado, 8 de abril de 2023

Emaús – O Caminho do Desânimo – Parte 2

          Não importa quem você é e quão bom cristão você é, você enfrentará desânimo em sua vida de vez em quando. Não há exceção a essa regra. Vai acontecer. O verbo desencorajar significa “privar de confiança, esperança ou espírito; desanimar, deprimir”.

Estamos meditando sobre os Encontros que as pessoas tiveram com Cristo Ressuscitado. Hoje vamos continuar a aprender com uma história sobre desânimo. Você pode encontrar essa história em Lucas 24:13-24. Dois discípulos estavam voltando para casa em Emaús, entre 7 a 19 milhas de Jerusalém. Aqui estão as lições finais sobre o desânimo:

4 – A incapacidade de Acreditar no Testemunho do Outro – O quarto passo no caminho do desânimo é a incapacidade de acreditar no testemunho de outra pessoa. Ouviram falar do testemunho das mulheres e de como viram anjos; depois sobre outros irmãos que seguem com seu relato de que não encontraram o corpo, etc. Mas eles simplesmente não podiam acreditar nisso. Eis o texto“Lucas 24:22 É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;

Lucas 24:23 e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.

Lucas 24:24 De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.” 

Quando estamos desanimados, é difícil acreditarmos na experiência que outras pessoas tiveram na mesma situação.

5 – A Incapacidade de Entender as Escrituras – O quinto passo no Caminho do Desânimo é a incapacidade de entender as Escrituras. Às vezes nem queremos lê-la. Nós simplesmente não entendemos, não importa o quanto estudemos. Quando estamos desanimados, as Escrituras não fazem sentido para nós. Eis a experiência deles: “Lucas 24:25 Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!”

Jesus disse que essa incapacidade é tolice, e eles foram lentos de coração para crer. O desânimo fará com que, em nossas vidas, comecemos a ter dúvidas sobre a Palavra de Deus.

6 – A incapacidade de Ver Cristo Ressuscitado – O sexto passo no caminho do desânimo é a incapacidade de ver Cristo ressuscitado. Isto é o que o texto nos diz: “Lucas 24:15 Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.

Lucas 24:16 Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.”

Jesus estava bem ali, ao lado deles, andando com eles, e eles simplesmente não podiam vê-Lo. Quando estamos no caminho do desânimo, não é porque Deus nos abandonou, mas é porque não podemos vê-Lo lá conosco. O desânimo é um sentimento muito destrutivo. Aqueles dois discípulos seguiram por esse caminho com os rostos abatidos.

Meu amigo, não tome esse caminho!

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: