“Isso não vai funcionar. Você não pode fazer isso. Você está acabado. Você não consegue ver que isso vai falhar? Por que você ainda está aqui? Você é um fracasso. Tudo o que você tentou não teve sucesso. Por que você não desiste? Não há esperança, por que você continua tentando?” Você já ouviu uma dessas frases? Você já disse uma delas? Qualquer uma delas tem o poder de trazer desânimo.
No nosso dia-a-dia é muito fácil desanimar. Situações e circunstâncias em nossas vidas, e às vezes pessoas nos trazem desânimo. Nós, como cristãos, não estamos imunes ao desânimo.
Nestas meditações, estamos nos concentrando nos Encontros com o Cristo Ressuscitado. Vamos meditar sobre os encontros que as pessoas tiveram com Jesus depois que Ele ressuscitou dos mortos.
No Novo Testamento há uma história muito bem conhecida sobre o desânimo. Você pode encontrar essa história em Lucas 24:13-24. Dois discípulos estavam voltando para casa em Emaús, entre 7 a 19 milhas de Jerusalém.
Eles são o retrato do desânimo; veja como Lucas os retrata: “Lucas 24:17 – E eles pararam entristecidos.” Eles estão indo para casa porque em sua mente Jesus se foi e tudo o que eles esperavam desmoronou.
Vejamos o caminho do desânimo. Esta história nos mostra Seis Passos no Caminho do Desânimo, aqui estão os primeiros:
1 – Quando sentimos que Deus falhou conosco – O primeiro é o sentimento de que Deus falhou conosco. Aqui está o que eles estavam sentindo naquele momento: “Lucas 24:19 Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,”
A chave aqui é o verbo que eles usaram para falar sobre Jesus: “QUE ERA...”
O desânimo virá em nossas vidas quando sentirmos que Deus falhou, nos abandonou e nos deixou sozinhos.
2 – Quando sentimos que a Igreja falhou conosco – O segundo passo no caminho do desânimo é o sentimento de que a igreja falhou conosco. Ouça o que eles disseram: “Lucas 24:20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.” Eles ficaram muito desapontados com os líderes espirituais e as pessoas que condenaram e crucificaram Jesus.
Infelizmente, a qualquer momento, o desânimo virá até nós, não do mundo exterior, mas de dentro da igreja. Pode ser um pastor, um presbítero, um diácono, um irmão ou uma irmã. Alguém que deveria nos apoiar e encorajar, fará o oposto.
3 – Quando sentimos que nossa esperança está perdida – O terceiro passo no caminho do desânimo é a sensação de que nossa esperança está perdida. Veja o que eles disseram a Jesus:“Lucas 24:21, Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.”
Tínhamos esperança, agora não temos mais esperança, nossa esperança se foi. Não podemos mais ver um futuro brilhante; não podemos ver a solução e o avanço para um futuro melhor.
Meu amigo, em nossa jornada cristã, às vezes tomamos o Caminho de Emaús. O desânimo é uma realidade em nossas vidas, mas não é a realidade última. Jesus estava andando com eles naquela estrada.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário