quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Os Pacificadores – Parte 2

 Matt. 5:9 "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Como você pode ver no Noticiário, o mundo está desesperadamente precisando de pacificadores. Não só temos guerras acontecendo ao redor do mundo, mas também estamos enfrentando distúrbios em nossas cidades e bairros. A questão é: quais são as características de um verdadeiro pacificador?

1 – OS PACIFICADORES TÊM PAZ COM DEUS

O primeiro passo nesta jornada de se tornar um pacificador é ter paz com Deus. Para chegar lá, precisaremos reconhecer que nós, humanos, estamos em guerra com Deus. Essa é a verdadeira guerra.

A Guerra Real – Tudo começou com a queda dos nossos primeiros antepassados, Adão e Eva; o nome para ela é Pecado.  Quando caíram, os humanos tornaram-se inimigos de Deus, inimigos de si mesmos e inimigos da natureza. Em Gênesis 3: 11-19 encontramos essa história.

Em sua carta aos colossenses, o apóstolo Paulo é claro ao afirmar que estamos alienados de Deus e que somos Seus inimigos. Ele também menciona que através de Cristo nos reconciliamos com Deus.  Aqui está o texto: Colossenses 1:20-22 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. [21] E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, [22] agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,”

Na carta aos romanos, Paulo deixa claro que nossa paz com Deus é possível por causa do que Jesus fez, e nossa fé, e fé no que Ele fez. “Romanos 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”

Então, para nos tornarmos um pacificador precisamos ter paz com Deus, e isso só acontece através das obras de Jesus e da nossa fé nEle.

2 – OS PACIFICADORES TÊM PAZ COM OS OUTROS

O segundo passo para ser um pacificador é ter paz com os outros. Nosso primeiro passo é ter paz com Deus, e nos reconciliar em Cristo. A segunda é trabalhar nossas diferenças com as pessoas ao nosso redor.

Isto é o que Jesus espera de Seus discípulos: “Marcos 9:50 Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros.”

E foi isso que Paulo escreveu em sua primeira carta aos tessalonicenses: “1Tessalonicensses 5:13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.”

Como vamos fazer isso?

Faremos isso tomando as seguintes medidas:

A.   Reconhecendo a quebra da relação.

B.   Reconhecendo que Deus não está satisfeito com a situação.

C.    Reconhecendo nossa parte no problema.

D.   Pedindo desculpas e pedindo perdão.

É muito importante notar que o Pacificador é quem tomará a iniciativa, não importa se está certo ou errado.

Isto é o que Paulo escreveu aos romanos: “Romanos 12:18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” A ênfase está em “quanto depender de vós”.

O pacificador fará tudo o que puder para ficar em paz com os outros.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: